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Há vários anos que ouvimos falar sobre interdisciplinaridade no ensino, na educação,
no entanto nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, mas fazíamos uma idéia do que seria.
Entendíamos que fosse um professor que aplicasse de outras disciplinas na sua aula. Será
que é isto mesmo?
Quando nos foi proposto na disciplina Prática de Ensino em Historia de um tema para
abordarmos no final da disciplina, foram varias as idéias que nos apareceram em mente,
ficamos indecisos sem sabre o que fazer. De repente surgiu a idéia da interdisciplinaridade,
por que não? Seria uma oportunidade de se conhecer melhor sobre o tema e saber se
realmente estávamos certos com relação a ele. A escolha se deu, principalmente por entendermos que a interdisciplinaridade
significaria a união das disciplinas, portanto, de professores, fato que não estava ocorrendo
nas escolas que freqüentávamos, pois as relações observadas eram de total individualidade
de formação de “grupinhos” que queriam ser superiores aos outros professores. Se falava
em interdisciplinaridade, em integração, mas como integração se havia tantas divergências
entre os professores? Este foi, portanto, um dos principais motivos para a escolha do tema.
O segundo passo foi fazer o convite a professora Eronides Câmara Donato para
orientar-nos e indicar-nos a bibliografia referente ao tema.
Assim, a partir do titulo: “ Interdisciplinaridade: o que é isso?” , procuramos entender
qual o real significado do termo interdisciplinaridade e se, realmente, este modelo de
educação é aplicado nas escolas e como esta aplicação é feita.
No primeiro capitulo, "O nascimento da Interdisciplinaridade: uma solução para a crise
das ciências”, procuramos enfatizar como se deu a emergência da interdisciplinaridade no
Brasil enfocado, principalmente , as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, tendo por base os
textos de Ivani Catarina Arantes Fazenda, dentre outros estudos que tratam sobre a
interdisciplinaridade, procurando saber o porquê dela ter sido vista como uma nova
concepção de ensino.
No nosso segundo capitulo., “Interdisciplinaridade: solução ou problema para a
educação?” , tentamos enfocar que a interdisciplinaridade não foi uma solução para a
educação, para o ensino, para isso , partiremos da leitura de Alfredo da Veiga Neto
procurando apresentar o que não deu certo na interdisciplinaridade, destacando os termos
multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade: o que é isso? 2002. 49f (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153 |
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