dc.creator.ID |
ARAÚJO, N. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DONATO, Eronides Câmara. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DONATO, E. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Sempre se fala muito em utilizar métodos interdisciplinares nas escolas e nas
universidades, mas não temos ideia do que seria esse conceito, como utiliza-lo de ou de Y
onde surgiu.
Quando pensei na elaboração de uma monografia (já que isso seria um pré-
requisito para a conclusão do curso de história), imaginei inicialmente trabalhar a literatura
como uma disciplina auxiliadora no ensino de história. Foi então que pensei em aprofundar
meus conhecimentos sobre interdisciplinaridade já que não sabia quase nada a respeito
desse assunto apesar de ser um conceito tão utilizado e não estaríamos fugindo totalmente
do plano inicial.
Escolhemos a professora Eronides Câmara como nossa orientadora, que
além de indicar bibliografias, também tem uma leitura bastante ampla sobre esse tema.
Como título para nossa pesquisa escolhi: “Uma pesquisa sobre
interdisciplinaridade”. Procuro através desta pesquisa entender um pouco sobre
interdisciplinaridade.
No primeiro capítulo decidi trabalhar o surgimento da interdisciplinaridade,
como uma solução para a “crise das ciências” a partir da década de 1960 e como a
interdisciplinaridade se propunha como uma metodologia que interagissem uma ou mais
disciplinas.
No segundo capítulo tento trabalhar como a interdisciplinaridade não se
estabelece como uma metodologia eficaz em suas intenções, mostrando os porquês desses
acontecimentos.
No terceiro capítulo faço um relatório da nossa prática de ensino que não
ocorreu através da interdisciplinaridade mas foi baseada em uma metodologia nova e
bastante interessante que foi o ensino de história através de eixos temáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Uma pesquisa sobre interdisciplinaridade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35154 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-20T22:21:02Z |
|
dc.date.available |
2024-03-20 |
|
dc.date.available |
2024-03-20T22:21:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino - História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino interdisciplinar - métodos |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - History |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary teaching - methods |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Nataly de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A research on interdisciplinarity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Nataly de Lima. Uma pesquisa sobre interdisciplinaridade. 2002. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35154 |
pt_BR |