Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, T. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTENEGRO, Rosiienc Dias.
dc.contributor.advisor1ID MONTENEGRO, R. D. pt_BR
dc.contributor.referee1 LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
dc.contributor.referee1ID LEAL, F. L. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3903592587935367 pt_BR
dc.contributor.referee2 MONTENEGRO, .losé Benjamim.
dc.contributor.referee2ID MONTENEGRO, J. B. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre a educação de jovens e adultos. O período aqui analisado e relativamente amplo, compreendendo do pós Segunda Guerra Mundial ate os dias atuais. A proposta de estudo foi conhecer os principais programas implementados e o lugar que tem sido direcionado a educação de jovens e adultos, doravante EJA, bem como as propostas pedagógicas, de acordo como contexto histórico com o objetivo de perceber as possíveis mudanças que ocorreram nessa área da educação, ao longo do tempo. Nossa pesquisa e baseada em vários autores que pesquisaram e refletiram sobre o tema. Dentre os autores que batalhamos podemos citar: Paiva, Gadotti, Arroyo, Beisiegel, Rodrigues, Ireland, autores esses que desenvolveram trabalhos relevantes que contribuíram para refletimos acerca da situação dessa área educativa. Utilizamos como instrumento metodológico questionários escritos realizados diretamente com os educandos. As razões da escolha desse tema devem-se ao interesse pessoal e também profissional. Por atuarmos na área da educação e percebermos que a EJA não é priorizada e como consequência presenciamos no cotidiano jovens e adultos que não tiveram acesso a escola na época apropriada, ou desistiram muito cedo e continuam não tendo a oportunidade, apesar de terem esse direito garantido por lei. Os sistemas educacionais mantêm a EJA a margem, desprezada, e a área da educação mais carente. Assim sendo vamos analisar uma pouco de sua história. As prioridades são para a educação básica de crianças e adolescentes. No entanto, se as elites dirigentes querem erradicar o analfabetismo, não podem deixar a parcela da população que não teve oportunidade de escolarização no período adequado para obtê-la, em lugar secundário, como vem ocorrendo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação de Jovens e Adultos. pt_BR
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156
dc.date.accessioned 2024-03-20T22:38:16Z
dc.date.available 2024-03-20
dc.date.available 2024-03-20T22:38:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Método Paulo Freire - Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL pt_BR
dc.subject Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos - CEAA pt_BR
dc.subject Políticas de alfabetização - Brasil pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Paulo Freire Method - Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Brazilian Literacy Movement - MOBRAL pt_BR
dc.subject Adolescent and Adult Education Campaign - CEAA pt_BR
dc.subject Literacy policies - Brazil pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Telma Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth and Adult Education. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Telma Maria de. Educação de Jovens e Adultos. 2004. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta