dc.creator.ID |
ALMEIDA, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTENEGRO, Rosiienc Dias. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MONTENEGRO, R. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LEAL, F. L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3903592587935367 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MONTENEGRO, .losé Benjamim. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MONTENEGRO, J. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre a educação de jovens e
adultos. O período aqui analisado e relativamente amplo, compreendendo do pós
Segunda Guerra Mundial ate os dias atuais. A proposta de estudo foi conhecer os
principais programas implementados e o lugar que tem sido direcionado a educação de
jovens e adultos, doravante EJA, bem como as propostas pedagógicas, de acordo como
contexto histórico com o objetivo de perceber as possíveis mudanças que ocorreram
nessa área da educação, ao longo do tempo.
Nossa pesquisa e baseada em vários autores que pesquisaram e refletiram sobre
o tema. Dentre os autores que batalhamos podemos citar: Paiva, Gadotti, Arroyo,
Beisiegel, Rodrigues, Ireland, autores esses que desenvolveram trabalhos relevantes
que contribuíram para refletimos acerca da situação dessa área educativa. Utilizamos
como instrumento metodológico questionários escritos realizados diretamente com os
educandos.
As razões da escolha desse tema devem-se ao interesse pessoal e também
profissional. Por atuarmos na área da educação e percebermos que a EJA não é
priorizada e como consequência presenciamos no cotidiano jovens e adultos que não
tiveram acesso a escola na época apropriada, ou desistiram muito cedo e continuam
não tendo a oportunidade, apesar de terem esse direito garantido por lei. Os sistemas
educacionais mantêm a EJA a margem, desprezada, e a área da educação mais carente.
Assim sendo vamos analisar uma pouco de sua história. As prioridades são para a
educação básica de crianças e adolescentes. No entanto, se as elites dirigentes querem
erradicar o analfabetismo, não podem deixar a parcela da população que não teve
oportunidade de escolarização no período adequado para obtê-la, em lugar secundário,
como vem ocorrendo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação de Jovens e Adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-20T22:38:16Z |
|
dc.date.available |
2024-03-20 |
|
dc.date.available |
2024-03-20T22:38:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Método Paulo Freire - Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL |
pt_BR |
dc.subject |
Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos - CEAA |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de alfabetização - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire Method - Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Literacy Movement - MOBRAL |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescent and Adult Education Campaign - CEAA |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy policies - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
History of Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Telma Maria de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth and Adult Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Telma Maria de. Educação de Jovens e Adultos. 2004. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156 |
pt_BR |