DSpace/Manakin Repository

Educação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, V. L. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Fabio Gutemberg Ramos Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, F. G. R. B. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho e fruto de uma preocupação que sempre tive sobre uma concepção tao comum entre os alunos a quem já ensinei e que ensino, de achar Historia uma matéria chata e cansativa, vendo nela só aspectos negativos. Isto sempre me preocupou, me fez indagar onde estaria o erro, a lacuna, o que faltava para que estes alunos mudassem sua atitude frente a esta matéria e, porque não dizer, ao estudo em geral, pois percebe-se que os alunos em sala de aula estão sempre inquietos, desmotivados. Esta e uma observação que os meus colegas professores de historia fazem, mas a desmotivação se da também nas outras disciplinas e matérias. A partir do momento em que entrei na universidade no curso de Historia, obtive respostas para algumas indagações. Pude perceber que uma das causas desta aversão aos estudos e a disciplina Historia e o fato de o ensino ter se pautado num estilo tradicional, monótono e sem maiores questionamentos e problematizações. No Curso de Historia da Universidade Federal de Campina Grande (ex Campus II da UFPB), ao cursar algumas disciplinas tive a alegria de compreender e ver que ha para o ensino de Historia um leque de possibilidades para trabalhar os conteúdos em sala de aula, o que pode levar a que aulas antes consideradas chatas possam ser modificadas e passem a ser vistas como interessantes, motivadoras, havendo uma maior interação entre o livro didático, o(a) professor(a), o(a) aluno(a) e o seu cotidiano. Possibilidades como a poesia, a musica, a literatura, as manifestações artísticas, etc. são caminhos que a disciplina abarga, como propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino hoje, não só de Historia bem como para outras disciplinas. Pensando nesses problemas e possibilidades, direcionei meu estudo para a escola em que trabalho,1 onde procuro compreender quais os critérios estabelecidos pelos meus colegas para lidar com os vários recursos e linguagens em sala de aula, recursos tao propagados pelos PCNs, no sentido de, entre outras questões, melhorar o desempenho do professor bem como o do alunado, atentando também para os aspectos positivos e para os problemas que o seu o uso implica. Portanto, a preocupagao central desta monografia e compreender como os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Presidente Joao Pessoa usam os diferentes recursos didaticos e linguagens na sua pratica pedagogica e quais os criterios por eles utilizados para o uso desses materials e recursos; isto e feito a luz da discussão das diferentes propostas de especialistas e institutos de ensino sobre o tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158
dc.date.accessioned 2024-03-20T22:47:11Z
dc.date.available 2024-03-20
dc.date.available 2024-03-20T22:47:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Linguagens - ensino de História pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História e literatura pt_BR
dc.subject Diálogo com a literatura - História pt_BR
dc.subject Escola Estadual Presidente João Pessoa pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Languages - History teaching pt_BR
dc.subject Didactic resources - History teaching pt_BR
dc.subject Teaching History and Literature pt_BR
dc.subject Dialogue with literature - History pt_BR
dc.subject Presidente João Pessoa State School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Verônica de Lourdes de Brito
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education in the plural: languages and teaching resources in History teaching. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Verônica de Lourdes de Brito. Educação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História. 2004. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta