dc.creator.ID |
MOURA, V. L. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Fabio Gutemberg Ramos Bezerra de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, F. G. R. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho e fruto de uma preocupação que sempre tive sobre uma
concepção tao comum entre os alunos a quem já ensinei e que ensino, de achar
Historia uma matéria chata e cansativa, vendo nela só aspectos negativos.
Isto sempre me preocupou, me fez indagar onde estaria o erro, a lacuna, o
que faltava para que estes alunos mudassem sua atitude frente a esta matéria e,
porque não dizer, ao estudo em geral, pois percebe-se
que os alunos em sala de
aula estão sempre inquietos, desmotivados. Esta e uma observação que os meus
colegas professores de historia fazem, mas a desmotivação se da também nas
outras disciplinas e matérias.
A partir do momento em que entrei na universidade no curso de Historia,
obtive respostas para algumas indagações. Pude perceber que uma das causas
desta aversão aos estudos e a disciplina Historia e o fato de o ensino ter se pautado
num estilo tradicional, monótono e sem maiores questionamentos e
problematizações. No Curso de Historia da Universidade Federal de Campina Grande (ex Campus
II da UFPB), ao cursar algumas disciplinas tive a alegria de compreender e
ver que ha para o ensino de Historia um leque de possibilidades para trabalhar os
conteúdos em sala de aula, o que pode levar a que aulas antes consideradas chatas
possam ser modificadas e passem a ser vistas como interessantes, motivadoras,
havendo uma maior interação entre o livro didático, o(a) professor(a), o(a) aluno(a) e
o seu cotidiano. Possibilidades como a poesia, a musica, a literatura, as
manifestações artísticas, etc. são caminhos que a disciplina abarga, como propõe os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino hoje, não só de Historia
bem como para outras disciplinas.
Pensando nesses problemas e possibilidades, direcionei meu estudo para a
escola em que trabalho,1 onde procuro compreender quais os critérios estabelecidos
pelos meus colegas para lidar com os vários recursos e linguagens em sala de aula,
recursos tao propagados pelos PCNs, no sentido de, entre outras questões,
melhorar o desempenho do professor bem como o do alunado, atentando também
para os aspectos positivos e para os problemas que o seu o uso implica. Portanto, a preocupagao central desta monografia e compreender como os
professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Presidente Joao
Pessoa usam os diferentes recursos didaticos e linguagens na sua pratica
pedagogica e quais os criterios por eles utilizados para o uso desses materials e
recursos; isto e feito a luz da discussão das diferentes propostas de especialistas e
institutos de ensino sobre o tema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-20T22:47:11Z |
|
dc.date.available |
2024-03-20 |
|
dc.date.available |
2024-03-20T22:47:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagens - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Diálogo com a literatura - História |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Presidente João Pessoa |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Languages - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resources - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogue with literature - History |
pt_BR |
dc.subject |
Presidente João Pessoa State School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Verônica de Lourdes de Brito |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education in the plural: languages and teaching resources in History teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Verônica de Lourdes de Brito. Educação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História. 2004. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158 |
pt_BR |