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O reposicionamento político do Barão de Abiahy nos debates educacionais do fim do império.

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dc.description.resumo Este artigo propõe demonstrar como a elite adesista na Paraíba, aqui representada na figura de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - barão do Abiahy, permaneceram monarquistas até as vésperas da proclamação republicana e tiveram de aderir ao novo regime e ajustar seu discurso e suas ideias envolvendo as reformas educacionais para continuar em condições de mando e controle político. Diante do novo sistema de governo inaugurado a 15 de novembro de 1889, os atores políticos do final do século XIX que se viram então diante do novo regime estabelecido, tiveram um reposicionamento de suas ideias em torno de elementos centrais desse período e a instrução estava na pauta dessas discussões como parte das concorrências políticas, principalmente nas páginas dos periódicos, nos pronunciamentos parlamentares e relatórios de presidentes de província. Pretendo destacar a atuação do barão do Abiahy, pertencente do partido Conservador e uma figura influente na Paraíba imperial da segunda metade do XIX e primeiros anos da república, a partir de uma concepção adesista e liberal do ponto de vista de suas ideias em torno da instrução pública. Destacamos essa concepção em vários momentos como na defesa da propagação da instrução para o povo, instrução para os ingênuos após a Lei do Ventre Livre, instrução destinada aos libertos após o fim da escravidão, o ideário do Ensino Livre, criação de aulas noturnas para o público adulto trabalhador. Essas e outras medidas eram consideradas primordiais para a inserção do Brasil na modernidade nos moldes liberais e com vistas ao novo sistema de governo que se desenhava. Assim, com o respaldo teórico metodológico da Nova História Política entrelaçando com o campo da História da Educação, constatamos que o caráter adesista na atuação de Carneiro da Cunha, o barão de Abiahy, representava a redefinição e legitimação do jogo político em um período caracterizado pela coexistência de partidos e posicionamentos que representaram diferentes graus de ruptura e continuidade com o ordenamento educacional, econômico, político, jurídico e social até então mantido pelo sistema monárquico parlamentarista. O eixo temático que se enquadra esse texto é o GT 8, intitulado História da Educação: trilhas investigavas, indícios de pesquisa, fontes e arquivos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title O reposicionamento político do Barão de Abiahy nos debates educacionais do fim do império. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35162
dc.date.accessioned 2024-03-21T17:49:34Z
dc.date.available 2024-03-21
dc.date.available 2024-03-21T17:49:34Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Barão de Abiahy pt_BR
dc.subject Elite adesista - Paraíba pt_BR
dc.subject Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - Barão de Abiahy pt_BR
dc.subject Reformas educacionais - Paraíba imperial pt_BR
dc.subject História da educação - Paraíba imperial pt_BR
dc.subject Baron of Abiahy pt_BR
dc.subject Elite member - Paraíba pt_BR
dc.subject Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - Baron of Abiahy pt_BR
dc.subject Educational reforms - Paraíba imperial pt_BR
dc.subject History of education - Paraíba imperial pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Suênya do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The political repositioning of Baron de Abiahy in the educational debates at the end of the empire. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Suênya do Nascimento. O reposicionamento político do Barão de Abiahy nos debates educacionais do fim do império. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 420-431. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35162 pt_BR


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