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Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação.

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dc.description.resumo Este artigo é fruto de algumas reflexões posteriores à conclusão parcial do Projeto de Iniciação científica intitulado “Registros referentes ao trabalho docente em Recife e em Olinda, na série documental Instrução Pública (1889-1913), sob a guarda do APEJE”, financiado, em 2017, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo discutir os procedimentos teórico-metodológicos utilizados na condução de uma pesquisa sobre o trabalho docente, em Pernambuco, dentro do marco temporal caracterizado por Eric Hobsbawm como o “longo século XIX”. Articulando com leituras empreendidas sobre a pesquisa histórica com fontes documentais manuscritas, analisarei, especificamente, os procedimentos utilizados na lida com os registros da série “Instrução Pública” (sob a guarda do Arquivo Público Jordão Emerenciano, no Recife), nos quais estão encadernados (em códices manuscritos) diversos tipos de documentos e uma parte das correspondências, de vários tipos, recebidos pelo governo do estado (em seus primeiros anos de funcionamento) e remetidos pelos mais variados setores da administração estadual. Este conjunto documental apresenta variada tipologia de registros como por exemplo, mapas com o quantitativo das escolas bairros e municípios; pedidos de dispensa de professores; listas de alunos; avaliações apresentadas por inspetores da instrução pública; abaixo-assinados ou ofícios demandando a criação ou o fechamento de cadeiras ou aulas; relações de gastos materiais com escolas e aulas; relações de professores que atuavam na Província; listas de professores aprovados ou não em concursos públicos para o magistério público –bem como as provas de alguns destes –; atestados médicos, entre outros. Exibirei os principais resultados quantitativos e qualitativos na investigação aqui pretendida, e concluirei apresentando os procedimentos do trabalho historiográfico com cada tipo de registro e apresentaremos algumas especificidades do fazer docente, em Recife (e em Pernambuco), no período em questão. Esta investigação se insere nos campos de Estudo da História da Educação de Pernambuco para o século XIX. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164
dc.date.accessioned 2024-03-21T18:13:18Z
dc.date.available 2024-03-21
dc.date.available 2024-03-21T18:13:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Trabalho docente - Pernambuco pt_BR
dc.subject Pernambuco - História da Educação pt_BR
dc.subject Série documental Instrução Pública - 1989-1913 APEJE pt_BR
dc.subject Arquivo Público Jordão Emerenciano - Recife - PE pt_BR
dc.subject Códices manuscritos pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.subject Teaching work - Pernambuco pt_BR
dc.subject Pernambuco - History of Education pt_BR
dc.subject Documentary series Public Instruction - 1989-1913 APEJE pt_BR
dc.subject Jordão Emerenciano Public Archive - Recife - PE pt_BR
dc.subject Manuscript codices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Government records from the public instruction series (1889-1913): contributions to the history of education. pt_BR
dc.identifier.citation TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 516-526. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164 pt_BR


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