DSpace/Manakin Repository

Orientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A História da Educação tem se tornado, a cada dia, importante elo entre a História e a Educação, congregando epistemologias tanto de uma quanto de outra destas ciências, na medida em que se busca uma historicidade dos processos educacionais. Questões relacionadas às práticas pedagógicas, aos processos de ensino e aprendizagem, às culturas escolares, bem como a composição da comunidade escolar para além do professor e do aluno têm despertado o nosso interesse. Atenção especial também tem sido dada à composição dos espaços escolares, bem como a sua transformação, num movimento que acompanha a percepção da Pedagogia em relação à importância que tais espaços têm nos processos educacionais. A crescente profissionalização dos trabalhadores da educação – professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as, diretores/as, orientadores/as educacionais, etc. – também tem despertado o interesse dos estudos do campo da História da Educação. Das fontes históricas para tais estudos, podemos destacar fotografias, boletins e históricos escolares, diários escolares, atas de reuniões, relatórios pedagógicos, ruínas prediais, memórias e tantos outros. Neste trabalho, buscamos problematizar o papel da Memória e da História Oral para a História da Educação em Picuí – PB, cidade do interior da Paraíba cujas memórias educacionais são uma fonte privilegiada para recompor as tramas do passado recente da Educação municipal, uma vez que a busca por outras fontes históricas tem mostrado poucos resultados. Trata-se de um esforço analítico para compreender a construção histórica da figura do Orientador Educacional no município, cujo marco temporal é o ano de 2008, quando foi promulgada a Lei Complementar n. 2 - que dispõe sobre a Estrutura do Estatuto do Magistério Municipal – constituindo-se um “antes” e um “depois” na história desta profissão. Ao lançarmos mão do aporte teórico e metodológico da História – em especial as possibilidades de análise e interpretação oferecidas pela Memória - acreditamos ser possível mitigar o passado e, no âmbito da História da Educação, compreender a construção histórica do Orientador Educacional no município de Picuí – PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Orientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000). pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35165
dc.date.accessioned 2024-03-21T18:15:33Z
dc.date.available 2024-03-21
dc.date.available 2024-03-21T18:15:33Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História da orientação educacional - Picuí pt_BR
dc.subject Memórias - orientação educacional - Picuí - PB pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Picuí - PB - orientação educacional pt_BR
dc.subject História da Educação - Picuí - PB pt_BR
dc.subject Orientador educacional - Picuí - PB pt_BR
dc.subject History of educational guidance - Picuí pt_BR
dc.subject Memories - educational guidance - Picuí - PB pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Picuí - PB - educational guidance pt_BR
dc.subject History of Education - Picuí - PB pt_BR
dc.subject Educational advisor - Picuí - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Emanuel Gilson.
dc.creator NASCIMENTO, Paulo de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Guiding the past: limits and possibilities of memories for a history of educational guidance in Picuí-PB (1980/2000). pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Emanuel Gilson; NASCIMENTO, Paulo de Oliveira. Orientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 405-419. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35165 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta