dc.creator.ID |
NERYS, R. J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No primeiro capítulo, procuro fazer um corte epistemológico entre a loucura científica e a cultural, para me dar respaldo a falar de uma loucura eminentemente cultural, ou, mas precisamente moral. O segundo capítulo, diz respeito ao fazer cinema, a primeira parte e sobre os aspectos técnicos - mas nem tanto -, onde discorro sobre as possibilidades de articuladores entre o que se quer produzir e as ferramentas, da linguagem cinematográfica, que podem ajudar na concretização conceitual da obra fílmica; a segunda parte, trata dos aspectos representacionais, da apropriação pela arte de um cotidiano ordinário, e que através dos aspectos técnicos, podem ser usados nos filmes; o terceiro capítulo e a análise e interpretação do filme observado, onde procuro esmiuçar os sentidos e significações do discurso fílmico e sua interdiscursividade, mostrando que na construção artística do filme, usou-se do non sense, para revelar os meandros de um discurso de intolerância e de cunho moral psiquiátrico, dentro de um cotidiano ordinário socialmente determinado, e que critica esta sociedade, com um discurso fílmico antipsiquiátrico; a última parte e uma conclusão, que não procura fechar a questão, uma vez que, as verdades, estão em todas as partes, e em todos os lugares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Cinema e loucura: arte de uma representação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-21T18:59:34Z |
|
dc.date.available |
2024-03-21 |
|
dc.date.available |
2024-03-21T18:59:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e loucura |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e História |
pt_BR |
dc.subject |
Filmes - aspectos técnicos |
pt_BR |
dc.subject |
Bicho de sete cabeças - filme |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Loucura e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Representações - filmes |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and madness |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and History |
pt_BR |
dc.subject |
Films - technical aspects |
pt_BR |
dc.subject |
Seven-Headed Beast - film |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Madness and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Representations - films |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NERYS, Ronaldo José da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cinema and madness: art of representation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NERYS, Ronaldo José da Silva. Cinema e loucura: arte de uma representação. 2006. 104f. (Monografia), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169 |
pt_BR |