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Orientação sexual nas escolas públicas: um estudo de caso nas escolas de ensino fundamental do Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB.

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dc.creator.ID SANTOS, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4886085321986530 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Tânia Régia de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, T. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8611716751922688 pt_BR
dc.contributor.referee1 CABRAL, Benedita Edina da Silva Lima.
dc.contributor.referee1ID CABRAL, B. E. S. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7589519166746253 pt_BR
dc.contributor.referee2 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.referee2ID AGRA DO Ó, A. pt_BR
dc.description.resumo A discussão acerca da sexualidade colabora para a integração do conhecimento, vivências e emoções dos adolescentes. No entanto, a ausência dessa discussão no cotidiano da família e da escola, como instituições primeiras e principais onde se formam e se define grande parte dos nossos valores, pode repercutir em problemas graves como a ocorrência de gravidez não planejada em adolescentes, o abuso sexual, a contaminação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS. A temática da sexualidade deve ser incluída no currículo das escolas de ensino fundamental e médio. A orientação sexual é hoje exigida pelo MEC na prática pedagógica. O educador deve assumir o papel de interlocutor na problemática da sexualidade. De acordo com os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais a orientação sexual nas escolas deve ser entendida como um meio de problematizar e levantar questionamentos, ampliando o leque de conhecimentos e opções para que o próprio adolescente escolha o seu caminho. O que os PCNs propõem é uma orientação sexual não diretiva, cabendo a escola abordar os diversos pontos de vistas, valores e crenças presentes na sociedade e que são inicialmente transmitidos no seio familiar. O trabalho de orientação sexual “constitui um processo formal e sistematizado que acontece dentro da instituição escolar, exige planejamento e propõe uma intervenção por parte dos profissionais de educação”. (PCN, volume 10). Mas sua aplicação não é tão simples - o professor deve ter acesso à formação específica para tratar da sexualidade com seus alunos, pois este transmite em suas aulas, valores com relação à sexualidade na forma de responder ou não as questões elaboradas pelos alunos. Essa formação diz respeito à participação dos educadores nos cursos de treinamento para a realização desse trabalho de orientação, os quais são oferecidos tanto pelo Município, quanto pelo Estado. Por outro lado, a problemática da orientação sexual nos remete a outras preocupações sociais, estruturais, culturais, económicas, entre outras. É impossível nos referir à postura e ao papel da escola pública em assumir a responsabilidade da orientação sexual, sem refletir e discutirmos a estrutura física e pedagógica da escola, como também do salário que é pago aos seus professores, das condições precárias de ensino. De outro lado, temos que considerar o padrão de vida dos seus alunos, da sua qualidade de vida, da carência de informações, ou seja, da precariedade de condições de vida das camadas menos favorecidas da sociedade. Com base nessas reflexões e indagações, este trabalho monográfico foi sendo elaborado. A principal questão que se impõe é a seguinte: de que forma as escolas públicas estão se estruturando para trabalhar a orientação sexual. No currículo pedagógico? Nosso trabalho encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro procuramos definir o conceito de adolescência, abordando o seu contexto biológico, histórico e social, além de elaborarmos um breve histórico da sexualidade e da AIDS e falarmos um pouco sobre as consequências da falta de orientação sexual dos adolescentes, como o risco de contágio por alguma DST ou a ocorrência de uma gravidez precoce; no segundo capítulo discutimos a questão da necessidade da orientação sexual nos conteúdos curriculares, bem como a exigência da mesma pelo MEC; no ultimo capítulo relatamos a nossa metodologia e pesquisa, e por fim levantamos nossas considerações finais a partir dos resultados obtidos no trabalho de campo. Em suma, este trabalho procura contribuir com o social fortalecendo as iniciativas de ação e prevenção propostas pelo MEC nos PCNs, mais especificamente a orientação sexual como meio de formar e informar os adolescentes sobre a sexualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Orientação sexual nas escolas públicas: um estudo de caso nas escolas de ensino fundamental do Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB. pt_BR
dc.date.issued 2002-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35173
dc.date.accessioned 2024-03-22T00:06:05Z
dc.date.available 2024-03-21
dc.date.available 2024-03-22T00:06:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Orientação sexual pt_BR
dc.subject Escola e orientação sexual pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Bairro das Malvinas - Campina Grande - escolas pt_BR
dc.subject Jovens e orientação sexual pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Comportamento sexual na adolescência pt_BR
dc.subject Gravidez precoce pt_BR
dc.subject Sexual orientation pt_BR
dc.subject School and sexual orientation pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Malvinas neighborhood - Campina Grande - schools pt_BR
dc.subject Young people and sexual orientation pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Sexual behavior in adolescence pt_BR
dc.subject Early pregnancy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Aline Gomes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sexual orientation in public schools: a case study in elementary schools in Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Aline Gomes dos. Orientação sexual nas escolas públicas: um estudo de caso nas escolas de ensino fundamental do Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB. 2002. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35173 pt_BR


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