dc.creator.ID |
SANTOS, A. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4886085321986530 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Tânia Régia de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, T. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8611716751922688 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CABRAL, Benedita Edina da Silva Lima. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CABRAL, B. E. S. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7589519166746253 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AGRA DO Ó, Alarcon. |
|
dc.contributor.referee2ID |
AGRA DO Ó, A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A discussão acerca da sexualidade colabora para a integração do
conhecimento, vivências e emoções dos adolescentes. No entanto, a ausência dessa
discussão no cotidiano da família e da escola, como instituições primeiras e principais
onde se formam e se define grande parte dos nossos valores, pode repercutir em
problemas graves como a ocorrência de gravidez não planejada em adolescentes, o
abuso sexual, a contaminação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS.
A temática da sexualidade deve ser incluída no currículo das escolas de
ensino fundamental e médio. A orientação sexual é hoje exigida pelo MEC na prática
pedagógica. O educador deve assumir o papel de interlocutor na problemática da
sexualidade. De acordo com os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais a orientação
sexual nas escolas deve ser entendida como um meio de problematizar e levantar
questionamentos, ampliando o leque de conhecimentos e opções para que o próprio
adolescente escolha o seu caminho. O que os PCNs propõem é uma orientação sexual
não diretiva, cabendo a escola abordar os diversos pontos de vistas, valores e crenças
presentes na sociedade e que são inicialmente transmitidos no seio familiar.
O trabalho de orientação sexual “constitui um processo formal e
sistematizado que acontece dentro da instituição escolar, exige planejamento e propõe
uma intervenção por parte dos profissionais de educação”. (PCN, volume 10). Mas sua
aplicação não é tão simples - o professor deve ter acesso à formação específica para
tratar da sexualidade com seus alunos, pois este transmite em suas aulas, valores com
relação à sexualidade na forma de responder ou não as questões elaboradas pelos
alunos. Essa formação diz respeito à participação dos educadores nos cursos de
treinamento para a realização desse trabalho de orientação, os quais são oferecidos tanto
pelo Município, quanto pelo Estado.
Por outro lado, a problemática da orientação sexual nos remete a outras
preocupações sociais, estruturais, culturais, económicas, entre outras. É impossível nos
referir à postura e ao papel da escola pública em assumir a responsabilidade da
orientação sexual, sem refletir e discutirmos a estrutura física e pedagógica da escola,
como também do salário que é pago aos seus professores, das condições precárias de
ensino. De outro lado, temos que considerar o padrão de vida dos seus alunos, da sua
qualidade de vida, da carência de informações, ou seja, da precariedade de condições de
vida das camadas menos favorecidas da sociedade.
Com base nessas reflexões e indagações, este trabalho monográfico foi
sendo elaborado. A principal questão que se impõe é a seguinte: de que forma as escolas públicas estão se estruturando para trabalhar a orientação sexual. No currículo
pedagógico?
Nosso trabalho encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro
procuramos definir o conceito de adolescência, abordando o seu contexto biológico,
histórico e social, além de elaborarmos um breve histórico da sexualidade e da AIDS e
falarmos um pouco sobre as consequências da falta de orientação sexual dos
adolescentes, como o risco de contágio por alguma DST ou a ocorrência de uma
gravidez precoce; no segundo capítulo discutimos a questão da necessidade da
orientação sexual nos conteúdos curriculares, bem como a exigência da mesma pelo
MEC; no ultimo capítulo relatamos a nossa metodologia e pesquisa, e por fim
levantamos nossas considerações finais a partir dos resultados obtidos no trabalho de
campo.
Em suma, este trabalho procura contribuir com o social fortalecendo as
iniciativas de ação e prevenção propostas pelo MEC nos PCNs, mais especificamente a
orientação sexual como meio de formar e informar os adolescentes sobre a sexualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.title |
Orientação sexual nas escolas públicas: um estudo de caso nas escolas de ensino fundamental do Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2002-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35173 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-22T00:06:05Z |
|
dc.date.available |
2024-03-21 |
|
dc.date.available |
2024-03-22T00:06:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Orientação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e orientação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Bairro das Malvinas - Campina Grande - escolas |
pt_BR |
dc.subject |
Jovens e orientação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento sexual na adolescência |
pt_BR |
dc.subject |
Gravidez precoce |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual orientation |
pt_BR |
dc.subject |
School and sexual orientation |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Malvinas neighborhood - Campina Grande - schools |
pt_BR |
dc.subject |
Young people and sexual orientation |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual behavior in adolescence |
pt_BR |
dc.subject |
Early pregnancy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Aline Gomes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sexual orientation in public schools: a case study in elementary schools in Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Aline Gomes dos. Orientação sexual nas escolas públicas: um estudo de caso nas escolas de ensino fundamental do Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB. 2002. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35173 |
pt_BR |