dc.creator.ID |
SILVA, A. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7710939905728896 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Eronides Câmara de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9669893840583648 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho busca problematizar a construção de identidade proposta pelos
Estudos Culturais. Essa linha teórica nos possibilitou identificar como a sociedade
modema, através de vários discursos, entre eles, o cultural e o pedagógico, vem ao
longo da historia construindo a identidade do idoso.
Na contemporaneidade se tem uma dizibilidade sobre o “outro”, entre eles, os
idosos, os “especiais” e deficientes. Estes sujeitos são concebidos como deficientes e
precisam ter cuidados específicos através de projetos de inclusos para serem
considerados normais. A pedagogia consegue atribuir as essas pessoas lugares marcados
para que sejam homens, mulheres, crianças, homossexuais, negros, magros, gordos,
velhos etc.
Os discursos pedagógicos constroem os lugares e as idades, e através da divisão,
da nomeação e da classificas&o aprisionam os sujeitos. Este pensamento e que indica a
nossa discussão, pois como nos afirma Catarina Lkett: a idade não é tua nem
minha, e a idade do outro que, ao ser-nos, nos possui. Nesta expropriação de nossas
diferenças cronológicas, nosso próprio tempo fica aprisionado”
Vemos então que as “idades” são classificatórias e não nos pertencem. Quando
nascemos são nossos pais que institui nossos nomes, e da forma e identidade do sujeito
registro de nascimento. Essas idades não só definem nossas identidades como nossas
atitudes, como por exemplo, quando adultos não devemos agir como crianças e, quando
chegamos na maturidade devemos esperar a “morte” chegar.
Essa ordenação das pessoas na sociedade, de acordo com esta classifica^ao, deve
ser respeitada pelos demais; quando ocorre uma transgressão a esses lugares, deparamos
com reações incomodas. Em mais de cinco anos de sala de aula, observamos muitos
relatos sobre os problemas sociais enfrentados pelos profissionais ou alunos que são de
mais idade, considerados velhos para estar em sala como aluno ou como professor. Na contemporaneidade, encontramos estudos pedagógicos que desde a década
de 90 busca a inclusão de pessoas consideradas como diferentes. Entre esses estudos
encontramos o cientifico, o qual assume a identidade de autoridade para identificar os
motivos e as consequências das diferenças dentro da sociedade. Estes estudos, em geral,
reproduzem lugares para os diferentes tomado-os como verdadeiras prisões sociais.
Nosso objetivo, neste trabalho, e identificar discursos pedagógicos e jurídicos
construtores de conceitos que marcam lugares em nossa sociedade contemporânea, no
que diz respeito as imagens dos idosos. As pesquisas bibliográficas e as entrevistas
buscaram identificar esses lugares, discutindo as naturalizações impostas pela sociedade
no que diz respeito ao idoso.
Este trabalho que esta dividido em três capítulos, o primeiro analisa o Estatuto
do Idoso, documento oficial do governo federal que exige os direitos básicos da vida
para as pessoas consideradas idosas. Identificaremos num segundo capitulo a identidade
apresentada pela revista “Construir” sobre o lugar do Idoso na sociedade brasileira. Por
fim, sera apresentada uma pesquisa sobre os problemas enfrentados pelos professores de
em Campina Grande no que diz respeito a idade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
O “idoso” nos discursos pedagógicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35175 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-22T00:29:21Z |
|
dc.date.available |
2024-03-21 |
|
dc.date.available |
2024-03-22T00:29:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso pedagógico - idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Estatuto do Idoso |
pt_BR |
dc.subject |
Velhice |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar do idoso |
pt_BR |
dc.subject |
Revista Construir - lugar do idoso |
pt_BR |
dc.subject |
Elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical speech - elderly people |
pt_BR |
dc.subject |
Elderly Status |
pt_BR |
dc.subject |
Old age |
pt_BR |
dc.subject |
Elderly place |
pt_BR |
dc.subject |
Construir Magazine - place for the elderly |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Aleksandra Rodrigues da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The “elderly” in pedagogical discourses. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Aleksandra Rodrigues da. O “idoso” nos discursos pedagógicos. 2006. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35175 |
pt_BR |