Mostrar registro simples

dc.description.resumo A embalagem industrializada desenvolve-se ao mesmo tempo em que a impressão em cores se populariza, na qual o colorido sempre foi uma característica indissociável da linguagem gráfica. A história do design de embalagens está vinculada à história da industrialização e do progresso tecnológico, mas também à história dos costumes, do consumo alimentar, do comércio e das marcas. É de conhecimento que a oferta de produtos industrializados e embalados fez parte de um conjunto de importantes mudanças socioculturais surgidas no século XI X, como a racionalização do trabalho doméstico e a valorização da limpeza. Naquele contexto, os primeiros alimentos processados e previamente embalados sinalizavam aos consumidores melhores condições de higiene e também facilitavam o preparo das refeições. Com o aumento da oferta de gêneros, as embalagens começaram a se definir como fonte de informação e garantia de qualidade dos produtos, além de particularizar visualmente o crescente número de marcas. Durante o processo de simplificação do design gráfico que ocorre na primeira metade do século XX, a cor se estabelece como recurso de particularização da imagem da embalagem e, consequentemente, como elemento de reconhecimento de produtos e marcas. Este estudo constitui um recorte da pesquisa de doutorado desenvolvi- Sumário da na Universidade de São Paulo que investigou o uso de cores no contexto do design de embalagens de alimentos. O presente texto, que foi revisado e atualizado para esta publicação, utiliza revisão narrativa de literatura para resgatar o uso da cor e o processo de transformação da linguagem visual das embalagens ocorridos ao longo do último século; e tem como objetivo explicar as características plásticas do design de embalagens como resultado do seu percurso histórico e da ampliação de suas funções. De recipientes e conservadores em sua origem a objetos que viabilizaram a circulação de mercadorias no século XIX, ao longo do século XX, as embalagens se tornaram dispositivos de estímulo ao consumo e meios de comunicação de massa. Nesse percurso, pretende-se demonstrar que as mudanças no design e as estratégias gráicas e de uso da cor reletem os avanços tecnológicos de cada momento, mas sobretudo espelham a evolução dos costumes, as formas de comércio e consumo, os hábitos alimentares, as referências estéticas e as práticas socioculturais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design. pt_BR
dc.title Design de embalagens. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35176
dc.date.accessioned 2024-03-22T00:35:55Z
dc.date.available 2024-03-21
dc.date.available 2024-03-22T00:35:55Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Design de embalagens pt_BR
dc.subject Linguagem gráfica pt_BR
dc.subject História da embalagem pt_BR
dc.subject Cor na embalagem pt_BR
dc.subject Linguagem visual - embalagens pt_BR
dc.subject Cor e identidade - embalagem pt_BR
dc.subject Packaging design pt_BR
dc.subject Graphic language pt_BR
dc.subject Packaging history pt_BR
dc.subject Color on packaging pt_BR
dc.subject Visual language - packaging pt_BR
dc.subject Color and identity - packaging pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Carla.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Packaging design. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Carla. Design de embalagens. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-281-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35176 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta