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A embalagem industrializada desenvolve-se ao mesmo tempo em que
a impressão em cores se populariza, na qual o colorido sempre foi uma
característica indissociável da linguagem gráfica. A história do design
de embalagens está vinculada à história da industrialização e do progresso
tecnológico, mas também à história dos costumes, do consumo
alimentar, do comércio e das marcas.
É de conhecimento que a oferta de produtos industrializados e embalados
fez parte de um conjunto de importantes mudanças socioculturais
surgidas no século XI X, como a racionalização do trabalho doméstico
e a valorização da limpeza. Naquele contexto, os primeiros alimentos
processados e previamente embalados sinalizavam aos consumidores
melhores condições de higiene e também facilitavam o preparo das refeições.
Com o aumento da oferta de gêneros, as embalagens começaram a
se definir como fonte de informação e garantia de qualidade dos produtos,
além de particularizar visualmente o crescente número de marcas.
Durante o processo de simplificação do design gráfico que ocorre
na primeira metade do século XX, a cor se estabelece como recurso
de particularização da imagem da embalagem e, consequentemente,
como elemento de reconhecimento de produtos e marcas. Este estudo constitui um recorte da pesquisa de doutorado desenvolvi- Sumário
da na Universidade de São Paulo que investigou o uso de cores no contexto
do design de embalagens de alimentos. O presente texto, que foi
revisado e atualizado para esta publicação, utiliza revisão narrativa de
literatura para resgatar o uso da cor e o processo de transformação da
linguagem visual das embalagens ocorridos ao longo do último século;
e tem como objetivo explicar as características plásticas do design de
embalagens como resultado do seu percurso histórico e da ampliação
de suas funções. De recipientes e conservadores em sua origem a objetos
que viabilizaram a circulação de mercadorias no século XIX, ao longo
do século XX, as embalagens se tornaram dispositivos de estímulo
ao consumo e meios de comunicação de massa.
Nesse percurso, pretende-se demonstrar que as mudanças no design
e as estratégias gráicas e de uso da cor reletem os avanços tecnológicos
de cada momento, mas sobretudo espelham a evolução dos costumes,
as formas de comércio e consumo, os hábitos alimentares, as
referências estéticas e as práticas socioculturais. |
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