dc.creator.ID |
ARAÚJO, A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, Jose Otavio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, J. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTENEGRO, Jose Benjamin. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MONTENEGRO, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AGRA, Bel. Giscard. |
|
dc.contributor.referee2ID |
AGRA, G. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro
didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no
Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal
abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de
mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade,
ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da
Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude
justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto
escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições
materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países
através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se
desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a
que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros
didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e
cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e
orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e
comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter
sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições
precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e
decidindo estratégias de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-22T21:12:00Z |
|
dc.date.available |
2024-03-22 |
|
dc.date.available |
2024-03-22T21:12:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e História da Índia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História da China |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático e História do oriente |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura oriental |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Didática da História |
pt_BR |
dc.subject |
Questão oriental - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and History of India |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Chinese History |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook and History of the East |
pt_BR |
dc.subject |
Oriental culture |
pt_BR |
dc.subject |
National Textbook Program |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis |
pt_BR |
dc.subject |
History Didactics |
pt_BR |
dc.subject |
Eastern question - History teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Albério Campos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A light in the east: reflections on the use of textbooks in teaching the History of India and China in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178 |
pt_BR |