DSpace/Manakin Repository

Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Jose Otavio.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, J. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, Jose Benjamin.
dc.contributor.referee1ID MONTENEGRO, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 AGRA, Bel. Giscard.
dc.contributor.referee2ID AGRA, G. A. pt_BR
dc.description.resumo O objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
dc.date.accessioned 2024-03-22T21:12:00Z
dc.date.available 2024-03-22
dc.date.available 2024-03-22T21:12:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino e História da Índia pt_BR
dc.subject Ensino de História da China pt_BR
dc.subject Livro didático e História do oriente pt_BR
dc.subject Cultura oriental pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático pt_BR
dc.subject Análise de livro didático pt_BR
dc.subject Didática da História pt_BR
dc.subject Questão oriental - ensino de História pt_BR
dc.subject Teaching and History of India pt_BR
dc.subject Teaching Chinese History pt_BR
dc.subject Textbook and History of the East pt_BR
dc.subject Oriental culture pt_BR
dc.subject National Textbook Program pt_BR
dc.subject Textbook analysis pt_BR
dc.subject History Didactics pt_BR
dc.subject Eastern question - History teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Albério Campos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A light in the east: reflections on the use of textbooks in teaching the History of India and China in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta