Dépôt DSpace/Manakin

A cultura popular nos livros didáticos de História do ensino fundamental (8ª série/2004-2005).

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID OLIVEIRA, F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Maria Liége Freitas.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, M. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3407071325869580 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Herry Charriery da Costa.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, H. C. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9460813238523767 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia trata-se da analise da cultura popular nos livros didáticos de Historia do Ensino Fundamental da 8ª serie. Tem como objetivo realizar uma breve discussão teórica em torno da cultura popular e suas representações nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental (8ª série). Tendo em vista que no decorrer do tempo predomina uma serie de conceituações e definições convergentes sobre a temática. E isso muitas vezes tem gerado discussões preconceituosos a respeito da cultura popular, resolvemos então, realizar nossa pesquisa usando autores culturais como também autores que trabalham com a problemática dos livros didáticos. A nossa pesquisa vem exatamente analisar a cultura popular nos didáticos, por ser estes um dos recursos didáticos mais utilizados pelos professores, sobretudo, das escolas publicas que muitas só contam com esse recurso didático, além de predominar ai, um grande numero de alunos advindo das classes populares. E por ser o livro didático um produtor do saber histórico e constituinte de narrativas que muitas vezes instituem lugares, valores e identidades a homens mulheres e as coisas de uma forma em geral e que analisaremos qual o lugar ou qual a representação que os mesmos vem fazendo da cultura popular. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A cultura popular nos livros didáticos de História do ensino fundamental (8ª série/2004-2005). pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35184
dc.date.accessioned 2024-03-22T21:49:09Z
dc.date.available 2024-03-22
dc.date.available 2024-03-22T21:49:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Análise de livros didáticos pt_BR
dc.subject Cultura popular nos livros didáticos pt_BR
dc.subject Representação da cultura popular - livros didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject History textbooks pt_BR
dc.subject Textbook analysis pt_BR
dc.subject Popular culture in textbooks pt_BR
dc.subject Representation of popular culture - textbooks pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabíola Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Popular culture in elementary school History textbooks (8th grade/2004-2005). pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabíola Soares. A cultura popular nos livros didáticos de História do ensino fundamental (8ª série/2004-2005). 2006. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35184 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte