dc.creator.ID |
GONÇALVES, I. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Eronildes Câmara. |
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dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade
infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a
criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por
diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre
outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos
trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na
academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica
do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um
arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo
classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo
do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas
as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e
população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções.
Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas
pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este
trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito
escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-22T22:02:48Z |
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dc.date.available |
2024-03-22 |
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dc.date.available |
2024-03-22T22:02:48Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar - sexualidade infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Infância e sexualidade - ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Criança e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina da sexualidade infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Poder disciplinar - sexualidade infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Child sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
School environment - child sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Childhood and sexuality - school environment |
pt_BR |
dc.subject |
Sex education |
pt_BR |
dc.subject |
Child and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Discipline of child sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplinary power - child sexuality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Irailde Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Touching, holding, doing: childhood sexuality in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: |
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