DSpace/Manakin Repository

Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, I. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Eronildes Câmara.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.description.resumo Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187
dc.date.accessioned 2024-03-22T22:02:48Z
dc.date.available 2024-03-22
dc.date.available 2024-03-22T22:02:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sexualidade infantil pt_BR
dc.subject Ambiente escolar - sexualidade infantil pt_BR
dc.subject Infância e sexualidade - ambiente escolar pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Criança e sexualidade pt_BR
dc.subject Disciplina da sexualidade infantil pt_BR
dc.subject Poder disciplinar - sexualidade infantil pt_BR
dc.subject Child sexuality pt_BR
dc.subject School environment - child sexuality pt_BR
dc.subject Childhood and sexuality - school environment pt_BR
dc.subject Sex education pt_BR
dc.subject Child and sexuality pt_BR
dc.subject Discipline of child sexuality pt_BR
dc.subject Disciplinary power - child sexuality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Irailde Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Touching, holding, doing: childhood sexuality in the school environment. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta