dc.creator.ID |
SANTOS, M. C. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DONATO, Eronides Câmara. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DONATO, E. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O tema discutido nesta monografia é o "fracasso escolar". Discutirei as narrativas que o saber científico para explicar tal fracasso. refletindo as intencionalidades deste discurso para explicar o "fracasso escolar". Esta monografia é constituída de quatro capítulos. O primeiro tem como título, "reflexão da minha vida acadêmica". Nele se encontram narrativas da minha vida profissional e acadêmica durante os cinco anos nesta instituição. Estarei relatando minhas experiências em sala de aula, e mencionando as contribuições que algumas disciplinas deram, para que minha trajetória como educadora fosse repensada. O segundo capítulo contém as narrativas que o saber psicopedagógico construiu para explicar o dito "fracasso escolar", e as reflexões do pensamento pós moderno sobre essas narrativas. O terceiro capítulos é constituído de duas entrevistas nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira fase, em que foi refletido o espaço escolar como lugar de poder. No primeiro momento realizei a descrição do espaço físico, percebendo o espaço escolar como lugar de "disciplina". No segundo momento realizei entrevistas com o corpo docente, refletindo o poder que têm a linguagem para excluir. E finalmente, o quarto capítulo relato minha experiência na prática de ensino, fazendo menção da experiência de trabalhar com eixos temáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Fracasso escolar existe? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35192 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-22T22:53:22Z |
|
dc.date.available |
2024-03-22 |
|
dc.date.available |
2024-03-22T22:53:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso do fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
School failure |
pt_BR |
dc.subject |
School failure speech |
pt_BR |
dc.subject |
School space |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Maria Cícera Venâncio dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Does school failure exist? |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Maria Cícera Venâncio dos. Fracasso escolar existe? 2002. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35192 |
pt_BR |