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Educação para o trânsito: sua inserção nas quatro primeiras séries da educação fundamental.

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dc.creator.ID GUIMARÃES, N. L. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.referee1 KAWAMOTO, Eiji.
dc.contributor.referee2 ANDRADE, Nilton Pereira de.
dc.description.resumo O acidente de trânsito é uma das principais causas de mortes violentas de crianças de 5 a 14 anos, e a Educação para o Trânsito é uma das alternativas que efetivamente podem combater essa situação. Infelizmente, a educação sistemática para o trânsito não é ainda uma realidade no Brasil apesar de as leis terem tornado obrigatória a Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Os objetivos desta dissertação são: 1) Reunir em um texto os elementos fundamentais para a montagem de um programa de Educação para o Trânsito para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental; e 2) Apresentar, como um exemplo, um programa de Educação para o Trânsito já implantado em uma cidade brasileira, e mostrar como seria o programa se ele fosse baseado em uma outra tendência pedagógica. Para atingir esses objetivos, três tópicos são apresentados e discutidos: 1) Trânsito, segurança no trânsito e suas causas; 2) Programa de Educação para o Trânsito para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, e conteúdos básicos inferidos das situações de risco que as crianças deparam; e 3) Tendências pedagógicas e suas características. Finalmente, é apresentada uma aplicação. Na primeira fase descreve-se o programa de Educação para o Trânsito desenvolvido para a cidade de Maceió, o qual é montado sob os pressupostos da Tendência Pedagógica Liberal Tradicional. Na segunda fase, muda-se a tendência pedagógica do programa, que é Liberal Tradicional, para Progressista Libertária. E então, se discutem as ações pedagógicas resultantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação para o trânsito: sua inserção nas quatro primeiras séries da educação fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2001-07-30
dc.description.abstract Traffic accident is one of the main causes of violent deaths of children between 5 and 14 years of age, and the Traffic Safety Education is one of the alternatives that can effectively improve that situation. Unfortunately, systematic education for traffic safety is not yet a reality in Brazil, despite the Brazilian laws have made it compulsory for Elementary School, High School and College. The main aims of this dissertation are: 1) To join, in a text, the fundamental elements for setting up a Traffic Safety Education program suited to the first four years of Elementary School; and 2) To present, as an example, a Traffic Safety Education program implemented in a Brazilian city, and to show how the program would work if it was based on another pedagogic tendency. In order to achieve those aims, three topics are presented and discussed: 1) Traffic, traffic accidents and their causes; 2) Traffic safety education program for first four years of elementary school, and basic contents inferred from the risky situations commonly faced by children; and 3) Pedagogic tendencies and their characteristics. Finally, an application is presented. In the first phase, it is described the traffic safety education pedagogic tendency for the city of Maceió (State of Alagoas), which is based on the hypothesis of Traditional Liberal pedagogic tendency. In the second phase, the underlying pedagogic tendency is changed from Traditional Liberal to Progressive Libertarian. And then, the resulting pedagogic actions are discussed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3519
dc.date.accessioned 2019-04-22T15:30:37Z
dc.date.available 2019-04-22
dc.date.available 2019-04-22T15:30:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação para o Trânsito pt_BR
dc.subject Trânsito - Acidentes pt_BR
dc.subject Acidentes de Trânsito pt_BR
dc.subject Tendências Pedagógicas pt_BR
dc.subject Traffic Education pt_BR
dc.subject Traffic - Accidents pt_BR
dc.subject Pedagogical Trends pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUIMARÃES, Norma Lúcia Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education for traffic: its insertion in the first four grades of Fundamental Education. pt_BR
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Norma Lúcia Bezerra. Educação para o trânsito: sua inserção nas quatro primeiras séries da educação fundamental. 2001. 90f. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3519 pt_BR


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