dc.creator.ID |
MELO, W. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, A. C. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Eronildes Câmara. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas
presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos
livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e
textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a
historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos
textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova
historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes
ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres,
trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos,
outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam,
e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que
também faz parte da historia da humanidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-25T15:12:03Z |
|
dc.date.available |
2024-03-25 |
|
dc.date.available |
2024-03-25T15:12:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Feminino - representação - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História - mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres - representação no livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades |
pt_BR |
dc.subject |
Figura feminina - livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Female - representation - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook - women |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Women - representation in the textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Identities |
pt_BR |
dc.subject |
Female figure - History textbooks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Wanderléia Dias de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 |
pt_BR |