DSpace/Manakin Repository

Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, W. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, A. C. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Eronildes Câmara.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.description.resumo A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). pt_BR
dc.date.issued 2007-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
dc.date.accessioned 2024-03-25T15:12:03Z
dc.date.available 2024-03-25
dc.date.available 2024-03-25T15:12:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Feminino - representação - livro didático pt_BR
dc.subject Livro didático de História - mulheres pt_BR
dc.subject Análise de livro didático de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Mulheres - representação no livro didático pt_BR
dc.subject Identidades pt_BR
dc.subject Figura feminina - livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Female - representation - textbook pt_BR
dc.subject History textbook - women pt_BR
dc.subject History textbook analysis pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Women - representation in the textbook pt_BR
dc.subject Identities pt_BR
dc.subject Female figure - History textbooks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Wanderléia Dias de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000). pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta