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A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história.

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dc.description.resumo A história se constrói nas relações humanas, ou seja, em todos os aspectos da vivência dos seres humanos a teia da história é tecida, o que significa dizer que não há história sem o homem (gênero humano) como também não existe homem sem história. Nesse contexto, o brincar e tudo que está relacionado com ele como brincadeiras e brinquedos, são percebidos como construtos histórico-culturais que, como tantos outros são passiveis de mudanças, descontinuidades ou permanências. Muitas brincadeiras e brinquedos que foram criados por civilizações muito antigas permanecem em uso até os dias atuais, é certo que, na maioria das vezes, com algumas modificações, enquanto outras dessas brincadeiras e brinquedos simplesmente desapareceram. Outro aspecto a ser analisado é o caráter pedagógico que muitos brinquedos e brincadeiras carregam e de forma sutil cumprem ou cumpriram a tarefa de inculcar nas jovens mentes muitos valores, usos, costumes e atitudes estabelecidos em uma sociedade. Observando o comportamento dos alunos de uma turma do 6º ano, nos intervalos de recreação, percebi que as brincadeiras desenvolvidas por eles eram diferentes das que eu e meus colegas costumávamos brincar quando tínhamos a mesma idade que eles têm hoje (cerca de 11 anos de idade), vi nesse fato, uma boa oportunidade de leva-los a compreender as mudanças e permanências que fazem parte da história/cultura, em um simples ato de brincar pode estar presente elemento material e/ou imaterial da cultura e é justamente o processo de descontinuidades/permanências sofridas por estes elementos que denominamos de “história”. Reconhecer-se como agente histórico, é sem dúvida muito importante para que o educando valorize e envolva-se cada vez mais nos estudos da disciplina escolar “História”. O brincar nos parece ter um grande contributo a dar aos professores e principalmente aos estudantes, no que se refere à facilitação da aprendizagem. Aqui, analisaremos a aplicação do Projeto “A história do brincar e o aprender brincando” realizado com a referida turma do 6º ano, e premiado com o “Prêmio Mestres da Educação” oferecido pelo Governo da Paraíba na edição de 2014. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207
dc.date.accessioned 2024-03-25T17:41:39Z
dc.date.available 2024-03-25
dc.date.available 2024-03-25T17:41:39Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ludismo e ensino de História pt_BR
dc.subject Lúdico - ensino de História pt_BR
dc.subject Brincadeiras e ensino de História pt_BR
dc.subject Aprender brincando - ensino de História pt_BR
dc.subject Aprendizado lúdico pt_BR
dc.subject Prêmio Mestres da Educação 2014 - Projeto pt_BR
dc.subject Projeto A História do Brincar e o Aprender Brincando pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Ludism and History teaching pt_BR
dc.subject Playful - History teaching pt_BR
dc.subject Games and teaching History pt_BR
dc.subject Learning through play - teaching History pt_BR
dc.subject Playful learning pt_BR
dc.subject Masters of Education Award 2014 - Project pt_BR
dc.subject Project The History of Play and Learning through Play pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BORGES, Rafael Coppi.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The history of playing and learning through play: a practice in teaching history. pt_BR
dc.identifier.citation BORGES, Rafael Coppi. A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 583-606. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207 pt_BR


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