DSpace/Manakin Repository

As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Na primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210
dc.date.accessioned 2024-03-25T17:46:40Z
dc.date.available 2024-03-25
dc.date.available 2024-03-25T17:46:40Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Dança e corpo pt_BR
dc.subject Práticas educativas da dança pt_BR
dc.subject Dança e educação pt_BR
dc.subject Dançaterapia pt_BR
dc.subject Linguagem corporal - dança pt_BR
dc.subject Maria Fux - Dançaterapia pt_BR
dc.subject Análise do discurso - Foucault pt_BR
dc.subject Cartas - análise pt_BR
dc.subject Relatos de experiência em cartas - Dançaterapia pt_BR
dc.subject Carta como fonte histórica pt_BR
dc.subject Dance and body pt_BR
dc.subject Dance educational practices pt_BR
dc.subject Dance and education pt_BR
dc.subject Dance therapy pt_BR
dc.subject Body language - dance pt_BR
dc.subject Maria Fux - Dance Therapy pt_BR
dc.subject Discourse analysis - Foucault pt_BR
dc.subject Letters - analysis pt_BR
dc.subject Experience reports in letters - Dancetherapy pt_BR
dc.subject Letter as a historical source pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Eulina Souto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dance educational practices and the awakening of the body's potential: reports of experiences with dance therapy. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta