dc.description.resumo |
Na primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-25T17:46:40Z |
|
dc.date.available |
2024-03-25 |
|
dc.date.available |
2024-03-25T17:46:40Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Dança e corpo |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas da dança |
pt_BR |
dc.subject |
Dança e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Dançaterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem corporal - dança |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Fux - Dançaterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso - Foucault |
pt_BR |
dc.subject |
Cartas - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Relatos de experiência em cartas - Dançaterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Carta como fonte histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Dance and body |
pt_BR |
dc.subject |
Dance educational practices |
pt_BR |
dc.subject |
Dance and education |
pt_BR |
dc.subject |
Dance therapy |
pt_BR |
dc.subject |
Body language - dance |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Fux - Dance Therapy |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse analysis - Foucault |
pt_BR |
dc.subject |
Letters - analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Experience reports in letters - Dancetherapy |
pt_BR |
dc.subject |
Letter as a historical source |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Eulina Souto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dance educational practices and the awakening of the body's potential: reports of experiences with dance therapy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210 |
pt_BR |