DSpace/Manakin Repository

“As pedras do meu céu”: a construção identitária nordestina por meio do Quinteto Armorial (1970-1980).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A década de 1970 – e fins da década de 1960 – se configura como um período profícuo no cenário musical brasileiro, principalmente no que se refere ao surgimento de movimentos artísticos que desaguaram em uma produção diversificada. Três grandes movimentos surgiram nesta época: o Tropicalismo, o manguebeat e o Movimento Armorial, capitaneado por Ariano Suassuna. Este Movimento artístico possui muitas vertentes, contemplando desde a literatura e teatro, até a tapeçaria, arquitetura e, inclusive, a música. A Música Armorial perpassaria alguns projetos até que, por fim, se concentraria no Quinteto Armorial, grupo que viria a se aproximar do que pretendia Suassuna com seu Movimento e sua estética armorial. Este grupo procurava utilizar instrumentos da Música Erudita na criação de uma Música estritamente popular e regional, compondo um diálogo com os cantadores nordestinos. Desta forma, utilizava tanto instrumentos eruditos, tais quais o violão, o violino e a flauta transversal, como instrumentos comumente ligados à cultura popular nordestina, a exemplo da rabeca, da viola sertaneja, do pífano e dos instrumentos de percussão, com destaque para o marimbau. Este último, inventado no Nordeste nessa mesma época e surgido a partir do berimbau de lata, possuía notas tão singulares e incorporava, consequentemente, unicidade às composições do Quinteto, favorecendo o surgimento de um estilo singular e original que congregava o clássico e o popular. Suas composições não possuem letras, sendo assim, o som e harmonização dos instrumentos podem ser ainda mais profundamente sentidos e degustados. O Quinteto Armorial era composto por músicos reconhecidos na cidade do Recife e que já dispunham de contato com a música erudita, seja por experiência prévia com esse tipo de música – pela formação acadêmica, por exemplo – seja por gosto pessoal e que, por isso, foram convidados por Ariano Suassuna para integrarem o grupo. O Quinteto Armorial – e o Movimento Armorial como um todo – reproduziam uma Arte com elementos tradicionais e populares, tanto europeus quanto brasileiros, a fim de buscar uma restauração e valorização das manifestações artísticas que já não dispunham da força que outrora possuíam. Buscavam, sobretudo, criar uma Arte Erudita com a assimilação de elementos populares de nossa cultura. Para abordar este tema, foi utilizado como fonte primária a fonte oral por meio das entrevistas com integrantes do grupo musical, apoiando-se no suporte teórico de identidade nacional discutida por Stuart Hall. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title “As pedras do meu céu”: a construção identitária nordestina por meio do Quinteto Armorial (1970-1980). pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35211
dc.date.accessioned 2024-03-25T17:48:41Z
dc.date.available 2024-03-25
dc.date.available 2024-03-25T17:48:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Quinteto Armorial - 1970-1980 pt_BR
dc.subject Identidade nordestina pt_BR
dc.subject Movimento armorial - quinteto pt_BR
dc.subject Música Armorial - música - Ariano Suassuna pt_BR
dc.subject Ariano Suassuna - Movimento Armorial pt_BR
dc.subject Música armorial pt_BR
dc.subject Cultura popular nordestina pt_BR
dc.subject Instrumentos eruditos e música nordestina armorial pt_BR
dc.subject Marimbau - instrumento pt_BR
dc.subject Armorial Quintet - 1970-1980 pt_BR
dc.subject Northeastern identity pt_BR
dc.subject Armorial movement - quintet pt_BR
dc.subject Música Armorial - music - Ariano Suassuna pt_BR
dc.subject Ariano Suassuna - Armorial Movement pt_BR
dc.subject Armorial music pt_BR
dc.subject Northeastern popular culture pt_BR
dc.subject Classical instruments and northeastern armorial music pt_BR
dc.subject Marimbau - instrument pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Raquel Lima Torres.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “The stones of my sky”: the construction of northeastern identity through the Quinteto Armorial (1970-1980). pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Raquel Lima Torres. “As pedras do meu céu”: a construção identitária nordestina por meio do Quinteto Armorial (1970-1980). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 678-685. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35211 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta