dc.description.resumo |
Este artigo tem por objetivo analisar os concursos públicos para ingresso de professores na Escola Aprendizes de Marinheiros na primeira metade do século XX, na cidade do Natal-RN. A Companhia Aprendizes de Marinheiros do Rio Grande do Norte, foi inaugurada em agosto de 1873. Tinha como propósito, recrutar crianças desvalidas, para disciplinar seus corpos formando-os marinheiros prontos para constituir o corpo da Marinha. A partir de 1885, a instituição passou a ser chamada de Escola de Aprendizes Marinheiro, funcionando na cidade do Natal até 1942. Dialogamos com o texto produzido por Laelson Francisco (2018) que discute a formação e atuação da Companhia nos primeiros anos de seu funcionamento na cidade do Natal. Faz-se fundamental ainda o conceito de disciplina postulado por Michel Foucault (2014), bem como, o conceito de arquivo a partir de Arlete Farge, responsável por atribuir as fontes sabores. Metodologicamente, analisamos o Livro de Termos de Concursos, no qual foi registrado a punho o processo de seleção de docentes para a referida instituição. Esse livro encontra-se disponível no Arquivo da Marinha do Brasil, e foi transcrito como uma das etapas da pesquisa sobre a Companhia/Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte desenvolvida no Centro de Educação da UFRN. Para tanto, nos debruçamos sobre esse livro na intenção de entender os requisitos pedagógicos e disciplinares observados acerca dos docentes que se candidatavam a uma vaga na escola da marinha brasileira. Conclui-se que os docentes precisavam estar aptos às reivindicações pedagógicas e corporais para tornarem-se efetivos da corporação. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
3 |
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dc.title |
Concurso para professores normalistas na escola de aprendizes marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do século XX. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35213 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-25T17:59:04Z |
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dc.date.available |
2024-03-25 |
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dc.date.available |
2024-03-25T17:59:04Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Professores Normalistas |
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dc.subject |
Escola de Aprendizes Marinheiros - Natal - RN |
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dc.subject |
Concursos de professores normalistas - Marinha |
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dc.subject |
Marinha do Brasil - professores normalistas |
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dc.subject |
Disciplina - Michel Foucault |
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dc.subject |
Arquivo - Arlete Farge - conceito |
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dc.subject |
Arquivo da Marinha do Brasil |
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dc.subject |
Normal Teachers |
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dc.subject |
Seaman Apprentice School - Natal - RN |
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dc.subject |
Normalist teacher competitions - Navy |
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dc.subject |
Brazilian Navy - normal teachers |
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dc.subject |
Discipline - Michel Foucault |
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dc.subject |
Archive - Arlete Farge - concept |
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dc.subject |
Brazilian Navy Archive |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SONNTAG, Shairany Arias Palombo. |
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dc.creator |
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Competition for normal teachers at the sailor apprentice school in Rio Grande do Norte in the first half of the 20th century. |
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dc.identifier.citation |
SONNTAG, Shairany Arias Palombo; SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Concurso para professores normalistas na escola de aprendizes marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do século XX. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 658-666. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35213 |
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