Repositorio Dspace/Manakin

Discursos, tramas, subjetividades no ensinar e no aprender.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SILVA, S. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5095819918609488 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, A. C. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 pt_BR
dc.contributor.referee1 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.referee1ID AGRA DO Ó, A. pt_BR
dc.contributor.referee2 DONATO, Eronides Câmara.
dc.contributor.referee2ID DONATO, E. C. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho consiste em um relatório monográfico. Nesse discutirei algumas questões direcionadas as novas dimensões propostas pelo pensamento pós-estruturalista ou pós-moderno na área da educação. Não pretendo aqui defender nenhuma postura teórico-metodológica, mas analisar de forma sucinta as possibilidades e impossibilidades de exercer práticas propostas por esse pensamento pós-crítico fora dos muros da Universidade, mais especificamente nas escolas públicas. O relatório está dividido em três partes que seguem as seguintes discussões: na primeira parte "O ensino de História e seus lugares de saber", faço uma retrospectiva sobre as várias concepções que o ensino de História foi submetido ao longo do tempo até os dias atuais. Na segunda parte, "A prática na prática", discuto um pouco sobre minha prática numa instituição pública procurando mostrar as dificuldades de se exercer algumas posturas metodológicas pensadas por nós dentro da Universidade. Terceira e última parte "Uma nova prática" (?), tento mostrar como foi pensada e desenvolvida uma outra prática de ensino de História permeada por essa concepção pós-estruturalista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Discursos, tramas, subjetividades no ensinar e no aprender. pt_BR
dc.date.issued 2008-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35232
dc.date.accessioned 2024-03-26T00:04:27Z
dc.date.available 2024-03-25
dc.date.available 2024-03-26T00:04:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - pensamento pós-estruturalista pt_BR
dc.subject Pensamento pós-estruturalista - educação pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Education - post-structuralist thinking pt_BR
dc.subject Post-structuralist thought - education pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Silvia Tavares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Discourses, plots, subjectivities in teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Silvia Tavares da. Discursos, tramas, subjetividades no ensinar e no aprender. 2002. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35232 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta