Dépôt DSpace/Manakin

A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOUSA, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6241410674704772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor1ID FIGUEIREDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA , Diego Marceli.
dc.contributor.referee2 SILVA, João Maria da.
dc.description.resumo O Ensino de Física tem sofrido ao longo do tempo várias mudanças. Tal aspecto dentro desse contexto é fruto de uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar os avanços tecnológicos e sua relação com as novas metodologias ativas de ensino, bem como as diversas possibilidades existentes para a Educação. Uma dentre tantas possibilidades é o uso de recursos imagéticos como Histórias em Quadrinhos como rescurso lúdico em potencial para o ensino. Tal recurso composto de uma linguagem rica em narrativas científicas poderá potencializar nos alunos o entendimento de diversos conceitos, possibilitando uma possível aprendizagem significativa. Desse modo, a presente pesquisa investigou, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, localizada no munícipio de Sousa-PB, como os alunos interpretam os conceitos relacionados a teoria da relatividade, por meio da leitura e construção de Histórias em Quadrinhos. Para isso, os alunos participaram de atividades envolvendo a leitura de HQs, videos e filmes relacionados com a temática proposta, bem como, elaboraram quadrinhos relacionados com a temática como produto final de um concurso de quadrinhos. Para tanto, a presente pesquisa, do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa (interpretativa) e participante, procurou desenvolver por meio de atividades lúdicas de leitura sobre a referida temática, aspectos capazes de possibilitar não só uma aprendizagem significativa, como também buscar desenvolver nos mesmos uma Alfabetização Cientifica. Os resultados envolvendo as referidas atividades foram apresentadas de forma descritiva por meio do método da análise de conteúdo, os quais, tanto os materiais metodológicos envolvidos na elaboração dos quadrinhos, quanto os registros obtidos por meio das falas dos alunos, foram analisadas e categorizadas, as quais, apresentaram alguns indicadores de Alfabetização Científica, como também índicios de uma Aprendizagem Significativa. Concluiu-se que a utilização de recursos imagéticos como histórias em quadrinhos poderão ser fatores em potencial para a aprendizagem, de modo que tais recursos metodológicos, poderão de forma efetiva, desenvolver através de práticas lúdicas nos diferentes contextos educacionais, para o ensino de Física uma aprendizagem significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-17
dc.description.abstract Physics teaching has undergone several changes over time. This aspect within this context is the result of a series of factors, among which we can highlight technological advances and their relationship with new active teaching methodologies, as well as the various possibilities that exist for Education. One of many possibilities is the use of imagery resources such as Comics as a potential playful resource for teaching. This resource, made up of a language rich in scientific narratives, can enhance students' understanding of various concepts, enabling significant learning. Thus, the present research investigated, in a 3rd grade high school class at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, located in the municipality of Sousa-PB, how students interpret concepts related to the theory of relativity, through reading and creating Comics. To this end, students participated in activities involving reading comics, videos and films related to the proposed theme, as well as creating comics related to the theme as the final product of a comics contest. To this end, the present research, of a case study type, of a qualitative (interpretive) and participatory nature, sought to develop, through playful reading activities on the aforementioned theme, aspects capable of enabling not only significant learning, but also seeking to develop in ourselves a Scientific Literacy. The results involving the aforementioned activities were presented in a descriptive way using the content analysis method, in which both the methodological materials involved in the creation of the comics and the records obtained through the students' speeches were analyzed and categorized, the which presented some indicators of Scientific Literacy, as well as signs of Meaningful Learning. It was concluded that the use of imagery resources such as comic books could be potential factors for learning, so that such methodological resources could effectively develop, through playful practices in different educational contexts, for teaching Physics a meaningful learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35238
dc.date.accessioned 2024-03-26T15:49:26Z
dc.date.available 2024-03-26
dc.date.available 2024-03-26T15:49:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos-construção pt_BR
dc.subject Teoria da Relatividade pt_BR
dc.subject Recursos imagéticos pt_BR
dc.subject Prática de ensino em Física pt_BR
dc.subject Aprendizagem mecânica pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Teaching Physics pt_BR
dc.subject Scientific literacy pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Comics-construction pt_BR
dc.subject Theory of relativity pt_BR
dc.subject Imagery resources pt_BR
dc.subject Teaching practice in Physics pt_BR
dc.subject Rote learning pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Janielio Freitas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Physics in comics: a potential playful resource for teaching of relativity in Basic Education. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Janielio Freitas de. A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica. 2023. 160f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte