Dépôt DSpace/Manakin

O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ALENCAR, M. I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4355996449534938 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor1ID FIGUEIREDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA , Diego Marceli.
dc.contributor.referee2 FREGOLENTE, Douglas.
dc.description.resumo É evidente que ainda exista uma falta de contextualização, inovação e abordagem da cultura científica ao tratar-se dos conteúdos da disciplina de Física pelos professores da educação básica, não havendo uma melhor discussão ou conhecimento prévio dos alunos acerca do que será tratado em sala de aula. Por essa razão, esse estudo tem como objetivo geral explorar situações didáticas que envolvam os conteúdos curriculares de física, correlacionando com a literatura, através da utilização de uma metodologia ativa sala de aula invertida no ensino médio. Para isso, utilizei como metodologia para esse estudo a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. O primeiro foi realizado através de leituras em livros, artigos e Trabalhos de conclusão de curso sobre o tema. O segundo foi feito através de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do Ensino Médio regularmente matriculados na escola de educação básica EMTI Tabelião José Pinto Quezado. Os oito estudantes que participaram da pesquisam variam de turmas de 1° e 2°ano. As aplicações aconteceram através de momentos pedagógicos com os alunos na sala de informática da escola e todos participaram do momento em sala de aula com a aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida e responderam o questionamento após essas aulas. Ficou claro que o ensino de Física pode trazer um tratamento não só científico, mas também artístico, podendo ser utilizado não só trechos de livros, mas cenas de filme ou até mesmo uma pintura, com isso a pesquisa ocorreu de maneira satisfatória embora a quantidade de alunos fosse reduzida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-01
dc.description.abstract It is evident that there is still a lack of contextualization and innovation and approach to It is evident that there is still a lack of contextualization, innovation, and the approach of scientific culture in dealing with Physics content by teachers in basic education, without a better discussion or prior knowledge of students regarding what will be addressed in the classroom. For this reason, this study aims to explore didactic situations involving Physics curriculum content, correlating it with literature, through the use of an active methodology - flipped classroom - in high school education. To achieve this, I utilized bibliographic research and field research as the methodology for this study. The former was conducted through readings in books, articles, and thesis papers on the subject. The latter was carried out through field research conducted with high school students regularly enrolled at the EMTI Tabelião José Pinto Quezado basic education school. The eight students who participated in the research were from 1st and 2nd-year classes. The applications took place through pedagogical moments with the students in the school's computer room, and all of them participated in the classroom sessions with the application of the active flipped classroom methodology and answered the questions after these classes. It became clear that the teaching of Physics can provide not only a scientific but also an artistic treatment, utilizing not only excerpts from books but also movie scenes or even a painting. Thus, the research proceeded satisfactorily despite the reduced number of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35240
dc.date.accessioned 2024-03-26T16:27:25Z
dc.date.available 2024-03-26
dc.date.available 2024-03-26T16:27:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de física e arte pt_BR
dc.subject Ensino de arte pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Enculturação científica pt_BR
dc.subject Teaching physics and art pt_BR
dc.subject Art teaching pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Scientific enculturation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Maria Izabel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of Physics and Art: scenarios for scientific enculturation of the student. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Maria Izabel de. O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudantes. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte