DSpace/Manakin Repository

Onda ou partícula: concepções sobre a natureza da luz e as implicações da História e Filosofia da Ciência na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. Â. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3881143031506474 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, João Maria da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2100265406387770 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREGOLENTE, Douglas.
dc.contributor.referee2 RAMALHO, Renato Nunes.
dc.description.resumo Os fenômenos luminosos são frequentes e essenciais em nossas atividades diárias, entretanto, entender a verdadeira essência do que é Luz e como seu conceito se estruturou ao longo dos anos exige uma análise de diversos períodos históricos que muitas das vezes não são mencionados no processo de ensino/aprendizagem da educação básica e nos cursos de formação de professores. Logo, com o auxílio da História e Filosofia das Ciências (HFC) podemos compreender como as controvérsias relacionadas a natureza ondulatória e corpuscular da Luz podem ser aplicadas em sala de aula e contribuir com a percepção de que os fenômenos ópticos não foram explicados e deduzidos em um curto intervalo de tempo. As discussões aqui propostas têm como base a revisão das pesquisas e das argumentações sugeridas por outros autores, sendo que parte dessas pesquisas foram selecionadas por meio do google acadêmico, SciELO, leitura de resumos, palavras-chave e outros sites que oferecem filtros para a seleção de textos convenientes a temática. Após a descrição podemos identificar como anda o estado da arte para essa temática e como ela é extremamente conveniente para aplicação em sala de aula. Palavras-chave: Óptica, Luz, HFC, dualidade da Luz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Onda ou partícula: concepções sobre a natureza da luz e as implicações da História e Filosofia da Ciência na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-27
dc.description.abstract Luminous phenomena are frequent and essential in our daily activities. However, comprehending the nature of light and how its concept evolved over the years demands an analysis of various historical periods, often overlooked in the teaching/learning process in basic education and teacher training courses. Thus, with the aid of the History and Philosophy of Science (HPS), we can understand how controversies related to the wave-particle duality can be applied in the classroom and contribute to the understanding that optical phenomena were not explained and deduced in a short period of time. The discussions proposed here are based on the review of research and arguments suggested by other authors. Some of these studies were selected through Google Scholar, SCIELO, abstract readings, keywords, and other websites offering filters for selecting relevant texts. Following this overview, we can identify the state of the art for this topic and its high suitability for classroom application. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35241
dc.date.accessioned 2024-03-26T16:47:14Z
dc.date.available 2024-03-26
dc.date.available 2024-03-26T16:47:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Óptica pt_BR
dc.subject Luz na antiguidade pt_BR
dc.subject Fenômenos ópticos pt_BR
dc.subject Ciências - História e Filosofia- HFC pt_BR
dc.subject Dualidade da luz pt_BR
dc.subject Optics pt_BR
dc.subject Light in antiquity pt_BR
dc.subject Optical phenomena pt_BR
dc.subject Sciences - History and Philosophy - HFC pt_BR
dc.subject História da ciência - educação básica pt_BR
dc.subject Filosofia da ciência - educação básica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rannyel Ânderson dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Wave or particle: conceptions about the nature of light and the implications History and Philosophy of Science in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rannyel Ânderson dos. Onda ou partícula: concepções sobre a natureza da luz e as implicações da História e Filosofia da Ciência na educação básica. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta