dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é problematizar uma experiência docente vivenciada na cidade de Campina Grande, Paraíba, na Escola Municipal Padre Antonino, no primeiro semestre de 2019. A escolha do objeto foi motivada pelo trabalho desenvolvido no Subprojeto História, do Programa Residência Pedagógica do Centro de Humanidades da UFCG. A documentação selecionada é constituída por fotografias que registraram a oficina sobre as culturas indígenas realizada pelos estudantes do sétimo ano A e sétimo ano C, ao final do semestre, no qual mobilizou todo o corpo escolar, havendo a interação da comunidade nas produções da culminância. A partir dessa documentação percebemos a necessidade de analisar os resultados significativos relativos à temática “indígena no contexto escolar" na aprendizagem dos alunos. Durante a concretização do trabalho, dialogamos com alguns autores, a exemplo de Fabricio Adriano, com a proposta de trabalhar a temática indígena através de uma intervenção e Jorge Larrosa Bondía, com suas reflexões sobre o saber da experiência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
A cultura indígena brasileira em sala de aula: experiência na Escola Municipal Padre Antonino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35242 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-26T17:14:10Z |
|
dc.date.available |
2024-03-26 |
|
dc.date.available |
2024-03-26T17:14:10Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura indígena brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Padre Antonino - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Fotografias e cultura indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Temática indígena - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian indigenous culture |
pt_BR |
dc.subject |
Padre Antonino Municipal School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous photographs and culture |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous theme - classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEQUENO, Dênis Barbo.sa |
|
dc.creator |
ANGELINO, Mariana Melo. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Regina das Neves de. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
|
dc.creator |
CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Brazilian indigenous culture in the classroom: experience at Escola Municipal Padre Antonino. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEQUENO, Dênis Barbosa; ANGELINO, Mariana Melo; ANDRADE, Regina das Neves de; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes; CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. A cultura indígena brasileira em sala de aula: experiência na Escola Municipal Padre Antonino. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 737-742. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35242 |
pt_BR |