dc.description.resumo |
Este trabalho visa apresentar e discutir a Pedagogia da Presença e as relações de Tutoria no cotidiano das escolas em tempo integral do Estado da Paraíba, como experiências importantes na sustentação do programa. A Pedagogia da Presença tem por objetivo, conforme nos apresenta COSTA (1999), o estabelecimento de uma relação de reciprocidade mútua entre educador e educando promovendo assim uma proposta de formação de um jovem autônomo, solidário e competente. Os princípios norteadores do programa são os 4 (quatro) pilares da educação propostos pela UNESCO (1999), (a saber: Aprender a Ser, a Fazer, a Conviver e Aprender) para a educação do século XXI, onde através destes eixos formativos podemos observar ações que objetivam a formação e desenvolvimento destas habilidades no estudante. A presença educativa no dia-a-dia da escola é manifestada em diversos momentos e é consolidada com a prática da metodologia da Tutoria, cuja intencionalidade é o acompanhamento acadêmico do estudante pelo professor, escolhido pelo aluno baseado nos laços de afetividade, admiração e/ou respeito, construído entre os mesmos. Tais metodologias de educação aferidas na rotina das escolas, tem apresentado resultados considerados satisfatórios, no que tange a quebra de uma cultura escolar, onde o professor era visto com certo distanciamento pelo aluno, podendo o jovem estudante desenvolver potencialidades que auxiliem nas construções dos seus Projetos de Vida, que se apresenta como uma metodologia de êxito e centralidade da pedagogia do programa, revelando o estudante como sujeito protagonista de suas escolhas e história. A metodologia, se deu pelos estudos de COSTA (1999) que contribui com as discussões em torno da Pedagogia da Presença e o estudo dos guias de formação para ingresso nas ECI’s, do ICE – Instituto de Corresponsabilidade da Educação. Por fim, podemos concluir de apesar estejam ainda em estágio inicial, as ECI’s na Paraíba tem apresentado resultados animadores e apesar das dificuldades para sua consolidação, podemos aponta-la como local privilegiado no desenvolvimento integral do aluno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Educação em tempo integral: pedagogia da presença e tutoria no modelo ECI/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35243 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-26T17:25:37Z |
|
dc.date.available |
2024-03-26 |
|
dc.date.available |
2024-03-26T17:25:37Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em tempo integral |
pt_BR |
dc.subject |
Educação integral |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia da presença |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas Cidadãs Integrais - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Tutoria - escolas de tempo integral |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba - Educação integral |
pt_BR |
dc.subject |
Full-time education |
pt_BR |
dc.subject |
Comprehensive education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy of presence |
pt_BR |
dc.subject |
Integral Citizen Schools - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Tutoring - full-time schools |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba - Comprehensive education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Rodolfo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Full-time education: pedagogy of presence and mentoring in the ECI/PB model. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Rodolfo da Silva. Educação em tempo integral: pedagogia da presença e tutoria no modelo ECI/PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 698-708. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35243 |
pt_BR |