Dépôt DSpace/Manakin

Educação em tempo integral: pedagogia da presença e tutoria no modelo ECI/PB.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este trabalho visa apresentar e discutir a Pedagogia da Presença e as relações de Tutoria no cotidiano das escolas em tempo integral do Estado da Paraíba, como experiências importantes na sustentação do programa. A Pedagogia da Presença tem por objetivo, conforme nos apresenta COSTA (1999), o estabelecimento de uma relação de reciprocidade mútua entre educador e educando promovendo assim uma proposta de formação de um jovem autônomo, solidário e competente. Os princípios norteadores do programa são os 4 (quatro) pilares da educação propostos pela UNESCO (1999), (a saber: Aprender a Ser, a Fazer, a Conviver e Aprender) para a educação do século XXI, onde através destes eixos formativos podemos observar ações que objetivam a formação e desenvolvimento destas habilidades no estudante. A presença educativa no dia-a-dia da escola é manifestada em diversos momentos e é consolidada com a prática da metodologia da Tutoria, cuja intencionalidade é o acompanhamento acadêmico do estudante pelo professor, escolhido pelo aluno baseado nos laços de afetividade, admiração e/ou respeito, construído entre os mesmos. Tais metodologias de educação aferidas na rotina das escolas, tem apresentado resultados considerados satisfatórios, no que tange a quebra de uma cultura escolar, onde o professor era visto com certo distanciamento pelo aluno, podendo o jovem estudante desenvolver potencialidades que auxiliem nas construções dos seus Projetos de Vida, que se apresenta como uma metodologia de êxito e centralidade da pedagogia do programa, revelando o estudante como sujeito protagonista de suas escolhas e história. A metodologia, se deu pelos estudos de COSTA (1999) que contribui com as discussões em torno da Pedagogia da Presença e o estudo dos guias de formação para ingresso nas ECI’s, do ICE – Instituto de Corresponsabilidade da Educação. Por fim, podemos concluir de apesar estejam ainda em estágio inicial, as ECI’s na Paraíba tem apresentado resultados animadores e apesar das dificuldades para sua consolidação, podemos aponta-la como local privilegiado no desenvolvimento integral do aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Educação em tempo integral: pedagogia da presença e tutoria no modelo ECI/PB. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35243
dc.date.accessioned 2024-03-26T17:25:37Z
dc.date.available 2024-03-26
dc.date.available 2024-03-26T17:25:37Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação em tempo integral pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Pedagogia da presença pt_BR
dc.subject Escolas Cidadãs Integrais - Paraíba pt_BR
dc.subject Tutoria - escolas de tempo integral pt_BR
dc.subject Paraíba - Educação integral pt_BR
dc.subject Full-time education pt_BR
dc.subject Comprehensive education pt_BR
dc.subject Pedagogy of presence pt_BR
dc.subject Integral Citizen Schools - Paraíba pt_BR
dc.subject Tutoring - full-time schools pt_BR
dc.subject Paraíba - Comprehensive education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Rodolfo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Full-time education: pedagogy of presence and mentoring in the ECI/PB model. pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Rodolfo da Silva. Educação em tempo integral: pedagogia da presença e tutoria no modelo ECI/PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 698-708. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35243 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte