dc.description.resumo |
O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-26T17:36:33Z |
|
dc.date.available |
2024-03-26 |
|
dc.date.available |
2024-03-26T17:36:33Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo |
pt_BR |
dc.subject |
Elaboração de jornal - atividade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia do exame - Luckesi |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency |
pt_BR |
dc.subject |
Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School |
pt_BR |
dc.subject |
Preparing a newspaper - activity |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Exam pedagogy - Luckesi |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do. |
|
dc.creator |
LIRA, Virgínia Genuíno. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical residency - History/CH/UFCG subproject: student protagonism in building a period newspaper. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 |
pt_BR |