DSpace/Manakin Repository

A canção como documento na aula de História e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A canção, como um dos chamados documentos e/ou linguagens alternativas a serem utilizada nas aulas de História, apresenta em sua natureza uma dupla articulação (verbal e musical) que se devidamente trabalhada contribui para o processo de aprendizagem dos educandos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. A articulação musical da canção — que compreende a melodia, a harmonia, o ritmo, o arranjo, a performance, dentre outros parâmetros —, pode ser encarada pelo professor leigo em música como um obstáculo quando de seu uso como documento nas aulas de História. A opção por trabalhar apenas a articulação verbal da canção — a letra — pode desembocar em problemas de interpretação documental que levam a considerar uma parte do documento como representação do todo, prejudicando, desta forma, a construção do conhecimento histórico. Apesar de pertencente a um campo no qual nem todos os professores caminham com segurança — uma vez que o professor de História não é necessariamente músico —, a canção tem inteligibilidade musical acessível a qualquer leigo em música, afinal ela se comunica com esse público. A partir de uma experiência de pesquisa, desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, que utilizou da canção De Frente Pro Crime/Ninguém Liga Pra Você como documento numa aula de História, levando em conta seus parâmetros musicais, objetivamos discutir a contribuição dos parâmetros da articulação musical da canção na aprendizagem de História por pessoas leigas em música. Dentre os alunos que participaram da pesquisa não havia músicos, no entanto, num pequeno exercício de sensibilidade e percepção musical, puderam inferir sobre temporalidades, lugares e contextos a partir de elementos como o ritmo, a vocalização, o timbre e outros parâmetros da articulação musical da canção trabalhada. As possíveis dificuldades no trato da canção como documento a ser utilizado nas aulas de História podem ser superadas a partir de pequenos esforços de compreensão e de exercícios de percepção musical acessível a qualquer leigo em música. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A canção como documento na aula de História e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246
dc.date.accessioned 2024-03-26T17:39:41Z
dc.date.available 2024-03-26
dc.date.available 2024-03-26T17:39:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Canção como documento pt_BR
dc.subject Música e ensino de História pt_BR
dc.subject Canção como fonte história pt_BR
dc.subject Aula de História com canções pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Articulação verbal da canção pt_BR
dc.subject Song as document pt_BR
dc.subject Music and History teaching pt_BR
dc.subject Song as a source of history pt_BR
dc.subject History lesson with songs pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Verbal articulation of the song pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Maxwell Luan.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The song as a document in History class and its double articulation: an exercise in sensitivity. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Maxwell Luan. A canção como documento na aula de história e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 687-697. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta