dc.description.resumo |
Após décadas de lutas do movimento negro brasileiro, o ano de 2003 foi marco de uma grande vitória para todos os negros e negras que tiveram suas histórias e a dos seus ancestrais negligenciadas e abafadas durante séculos, tanto no meio social geral, quanto, em especial nas escolas públicas brasileiras: foi sancionada a Lei Nº10.639/2003, que instituiu o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos e bancos escolares de nossa educação. Dezesseis anos após esse marco que efervesceu ainda mais os debates étnicos raciais, o objetivo central desse trabalho é a análise e debate da aplicação exigida por lei de conteúdos voltados ao ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, em escolas que o Programa de Educação Tutorial- PET Educação Conexão de Saberes desenvolveu atividades nos anos de 2018 e 2019. Escolas estão localizadas no bairro do José Pinheiro (Campina Grande-PB-BR), que é um bairro periférico com maioria da comunidade formada por moradores de cor preta e classe baixa. Como referencial teórico, trabalhamos especialmente com Thompson (1966) e seu conceito de “história vista de baixo”. Como fontes, trabalhamos com questionários respondidos por professores graduados em história e formadores do corpo docente das escolas, além de documentos oficiais, a exemplo da Lei 10.639/2003. Esta pesquisa nos mostrou que, mesmo dezesseis anos após a promulgação da Lei, ainda há diversas lacunas a respeito de sua aplicação efetiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana durante o ensino fundamental nas escolas públicas do bairro do José Pinheiro Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35247 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-26T17:43:27Z |
|
dc.date.available |
2024-03-26 |
|
dc.date.available |
2024-03-26T17:43:27Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e cultura africana |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura africana - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Bairro José Pinheiro - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas estaduais - cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
African teaching and culture |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
African culture - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
José Pinheiro neighborhood - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
State schools - Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Edvânia Da Silva. |
|
dc.creator |
VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. |
|
dc.creator |
APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching Afro-Brazilian and African history and culture during elementary school in public schools in the José Pinheiro Campina Grande-PB neighborhood. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Edvânia Da Silva; VIEIRA, Erykles Natanael de Lima; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana durante o ensino fundamental nas escolas públicas do bairro do José Pinheiro Campina Grande-PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 750-756. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35247 |
pt_BR |