Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.description.resumo | Após décadas de lutas do movimento negro brasileiro, o ano de 2003 foi marco de uma grande vitória para todos os negros e negras que tiveram suas histórias e a dos seus ancestrais negligenciadas e abafadas durante séculos, tanto no meio social geral, quanto, em especial nas escolas públicas brasileiras: foi sancionada a Lei Nº10.639/2003, que instituiu o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos e bancos escolares de nossa educação. Dezesseis anos após esse marco que efervesceu ainda mais os debates étnicos raciais, o objetivo central desse trabalho é a análise e debate da aplicação exigida por lei de conteúdos voltados ao ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, em escolas que o Programa de Educação Tutorial- PET Educação Conexão de Saberes desenvolveu atividades nos anos de 2018 e 2019. Escolas estão localizadas no bairro do José Pinheiro (Campina Grande-PB-BR), que é um bairro periférico com maioria da comunidade formada por moradores de cor preta e classe baixa. Como referencial teórico, trabalhamos especialmente com Thompson (1966) e seu conceito de “história vista de baixo”. Como fontes, trabalhamos com questionários respondidos por professores graduados em história e formadores do corpo docente das escolas, além de documentos oficiais, a exemplo da Lei 10.639/2003. Esta pesquisa nos mostrou que, mesmo dezesseis anos após a promulgação da Lei, ainda há diversas lacunas a respeito de sua aplicação efetiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana durante o ensino fundamental nas escolas públicas do bairro do José Pinheiro Campina Grande-PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35247 | |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T17:43:27Z | |
dc.date.available | 2024-03-26 | |
dc.date.available | 2024-03-26T17:43:27Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino e cultura africana | pt_BR |
dc.subject | Ensino de cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira - ensino | pt_BR |
dc.subject | Cultura africana - ensino | pt_BR |
dc.subject | Bairro José Pinheiro - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Escolas estaduais - cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | African teaching and culture | pt_BR |
dc.subject | Teaching Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture - teaching | pt_BR |
dc.subject | African culture - teaching | pt_BR |
dc.subject | José Pinheiro neighborhood - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | State schools - Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Edvânia Da Silva. | |
dc.creator | VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. | |
dc.creator | APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching Afro-Brazilian and African history and culture during elementary school in public schools in the José Pinheiro Campina Grande-PB neighborhood. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Edvânia Da Silva; VIEIRA, Erykles Natanael de Lima; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana durante o ensino fundamental nas escolas públicas do bairro do José Pinheiro Campina Grande-PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 750-756. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35247 | pt_BR |