DSpace/Manakin Repository

Experiências compartilhadas no PIBID e possibilidades de resistência docente: o que acontece agora?

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo fomentar uma breve discussão sobre as fragilidades da formação docente e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) a partir das experiências vivenciadas neste, assim como as possibilidades de oposição às medidas e tendências educacionais que afetam o programa. A proposta é que através da minha experiência como pibidiana de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o conteúdo presente no questionário aplicado aos bolsistas e supervisores do programa, seja possível trabalhar pressupostos teóricos que envolvem Políticas Públicas, aprendizagem compartilhada e resistência docente. A aplicação do questionário tem como função ser um complemento da Escrita de si que faço ao decorrer do trabalho, fazendo parte da metodologia, sendo as perguntas elaboradas para que possam contribuir com a construção de relatos sobre experiências compartilhadas dentro do programa e as preocupações acerca da formação docente. Algumas das experiências consistem no intercâmbio entre Universidade e Escola Básica, oficinas pedagógicas e desenvolvimento de práticas de ensino da História nas escolas Cidadã Integral Assis Chateaubriand e a Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião Clemente, respectivamente de Campina Grande e Lagoa Seca - PB. No entanto, ao lado de experiências enriquecedoras que vivenciamos como professores no PIBID, temos um contexto político que se mostra cada vez mais ultraconservador e neoliberal, no qual possui como protagonista o desmonte da educação (TAFFAREL, NEVES, 2019). Consequentemente, uma ameaça para a formação docente, prática pedagógica e incentivo aos futuros professores. Desta forma, através da discussão presente no trabalho, podemos fazer uma reflexão mais crítica sobre nossa conjuntura atual e programas de formação, a intenção é alimentar o debate sobre a importância de políticas públicas e incentivo da prática docente, ao mesmo tempo que busco relatar as inquietudes que proporcionaram uma resistência à tentativa de decomposição do programa no ano de 2015 e 2016, mas que hoje seguem um caminho incerto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Experiências compartilhadas no PIBID e possibilidades de resistência docente: o que acontece agora? pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35248
dc.date.accessioned 2024-03-26T17:46:35Z
dc.date.available 2024-03-26
dc.date.available 2024-03-26T17:46:35Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBID pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject PIBIB - Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.subject Escrita de si pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Assis Chateaubriand - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Escola Municipal Irmão Damião Clemente - Lagoa Seca - PB pt_BR
dc.subject Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBID pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject PIBIB - Federal University of Campina Grande pt_BR
dc.subject Assis Chateaubriand Integral Citizen School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Irmão Damião Clemente Municipal School - Lagoa Seca - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator POLICARPO, Natacha Aguiar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experiences shared at PIBID and possibilities for teacher resistance: what happens now? pt_BR
dc.identifier.citation POLICARPO, Natacha Aguiar. Experiências compartilhadas no PIBID e possibilidades de resistência docente: o que acontece agora? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 743-749. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35248 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta