dc.creator.ID |
LIMA, C. M. |
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dc.contributor.advisor1 |
AGRA DO Ó, Alarcon. |
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dc.contributor.advisor1ID |
AGRA DO Ó, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Quando se perguntou qual era o tema a ser trabalhado no meu relatório, não tive
duvida em escolher evasão escolar, que estar infinitamente ligada a repetência. Então o tem a.
não seria apenas evasão, mas, evasão e repetência.
Por que escolhi este tema? Porque me preocupa muito o índice elevado de evasão
escolar.
Existem muitos jovens nas ruas que deixam de estudar simplesmente porque foram
reprovados. M as será que é tão simples assim? O jovem quando reprovado sente-se
excluído e muitos tem vergonha dos colegas de sua turma anterior e preferem abandonar.
Sentem-se excluídos do seu grupo social.
Um dia desses encontrei uma aluna na rua e perguntei por que não estava assistindo
aula. Ela me respondeu que não adiantava estudar para ser reprovada.
Este é apenas um caso entre tantos.
O que fazer para evitar a repetência e consequentemente a evasão, será que o
sistema de ensino estar preparado para evitar a evasão e acabar com a repetência?
Muito se tem cobrado do professor, colocando a culpa no mesmo do “fracasso”
escolar. M as antes de procurar o culpado é importante encontrar soluções que sejam
simples e de acordo com a realidade de cada instituição.
“Alguns estudos como os coordenados por Sergio Costa Ribeiro (1993), vem
apontando que a reprovação tem sido geradora de novas repetências. No Brasil, a
probabilidade de um aluno repetente ser aprovado é metade de um aluno novato na série.
Ribeiro ainda aponta apoiado em dados estatísticos, que o aluno reprovado não abandona
precocemente a escola: na realidade ele fica cursando a escola em média 6,4 anos antes de
desistir. E a evasão ocorre quando ele se distancia muito da série que seria a sua idade.
Vários são os fatores que interferem nesta situação” .
M as é difícil encontrar o culpado, pois não existe apenas um, mas todo um sistema
educacional, com seus baixos salários, a falta de organização, de estrutura física e políticas
educacionais como avalia Tereza Rego, professora da Faculdade de Educação Universitária
da Universidade de São Paulo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Evasão e repetência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-26T21:22:11Z |
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dc.date.available |
2024-03-26 |
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dc.date.available |
2024-03-26T21:22:11Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Repetência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e função social |
pt_BR |
dc.subject |
Nível de renda e evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Relatório de estágio |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - História |
pt_BR |
dc.subject |
Observação - estágio em História |
pt_BR |
dc.subject |
School dropout |
pt_BR |
dc.subject |
School repetition |
pt_BR |
dc.subject |
School and social function |
pt_BR |
dc.subject |
Income level and school dropout |
pt_BR |
dc.subject |
Internship report |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - History |
pt_BR |
dc.subject |
Observation - internship in History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Célia Maria de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evasion and repetition. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Célia Maria de. Evasão e repetência. 2001. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251 |
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