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dc.creator.ID LIMA, C. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.advisor1ID AGRA DO Ó, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 pt_BR
dc.description.resumo Quando se perguntou qual era o tema a ser trabalhado no meu relatório, não tive duvida em escolher evasão escolar, que estar infinitamente ligada a repetência. Então o tem a. não seria apenas evasão, mas, evasão e repetência. Por que escolhi este tema? Porque me preocupa muito o índice elevado de evasão escolar. Existem muitos jovens nas ruas que deixam de estudar simplesmente porque foram reprovados. M as será que é tão simples assim? O jovem quando reprovado sente-se excluído e muitos tem vergonha dos colegas de sua turma anterior e preferem abandonar. Sentem-se excluídos do seu grupo social. Um dia desses encontrei uma aluna na rua e perguntei por que não estava assistindo aula. Ela me respondeu que não adiantava estudar para ser reprovada. Este é apenas um caso entre tantos. O que fazer para evitar a repetência e consequentemente a evasão, será que o sistema de ensino estar preparado para evitar a evasão e acabar com a repetência? Muito se tem cobrado do professor, colocando a culpa no mesmo do “fracasso” escolar. M as antes de procurar o culpado é importante encontrar soluções que sejam simples e de acordo com a realidade de cada instituição. “Alguns estudos como os coordenados por Sergio Costa Ribeiro (1993), vem apontando que a reprovação tem sido geradora de novas repetências. No Brasil, a probabilidade de um aluno repetente ser aprovado é metade de um aluno novato na série. Ribeiro ainda aponta apoiado em dados estatísticos, que o aluno reprovado não abandona precocemente a escola: na realidade ele fica cursando a escola em média 6,4 anos antes de desistir. E a evasão ocorre quando ele se distancia muito da série que seria a sua idade. Vários são os fatores que interferem nesta situação” . M as é difícil encontrar o culpado, pois não existe apenas um, mas todo um sistema educacional, com seus baixos salários, a falta de organização, de estrutura física e políticas educacionais como avalia Tereza Rego, professora da Faculdade de Educação Universitária da Universidade de São Paulo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Evasão e repetência. pt_BR
dc.date.issued 2001
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251
dc.date.accessioned 2024-03-26T21:22:11Z
dc.date.available 2024-03-26
dc.date.available 2024-03-26T21:22:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Repetência escolar pt_BR
dc.subject Escola e função social pt_BR
dc.subject Nível de renda e evasão escolar pt_BR
dc.subject Relatório de estágio pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Observação - estágio em História pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject School repetition pt_BR
dc.subject School and social function pt_BR
dc.subject Income level and school dropout pt_BR
dc.subject Internship report pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Observation - internship in History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Célia Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evasion and repetition. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Célia Maria de. Evasão e repetência. 2001. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251 pt_BR


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