dc.creator.ID |
SANTOS, M. E. C. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5506146518411083 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LORENZO, Ivalda Dantas Nobrega Di. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho busca analisar as dificuldades enfrentadas pelos recém-formados
em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. A
pesquisa foi feita com quatro profissionais egressos do curso, que possuem no mínimo
um ano de exercício na docência. Foi feita a caracterização dos participantes dessa
pesquisa, para compreender como se dá a relação entre a teoria vista na formação
inicial e a prática vivenciada pelos recém-formados, tal como identificar os pontos
positivos e negativos vivenciados no dia a dia pelos professores e descrever tais
situações que ganharam mais evidências citadas pelos professores participantes.
Posto isso, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, tivemos como percurso
metodológico o mapeamento dos sujeitos da pesquisa; aplicação de um questionário
com perguntas abertas e fechadas; e a análise dos dados obtidos. Este estudo tem
como principal embasamento teórico Silva (1997) Garcia (2008), Huberman (2000),
Nóvoa (2000), Ramalho; Nuñez; Gauthier (2004); Romanowski (2012); Tardif (2000).
Esta análise feita com os professores egressos evidencia o quão difícil e desafiador é
este início de carreira docente, permeado pela insegurança e medo de atuar em sala
de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Início da docência: o que revelam os professores recém-formados em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande - CFP. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-04 |
|
dc.description.abstract |
This work seeks to analyze the difficulties faced by recent graduates in Geography
from the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus. The research
was carried out with four professionals who graduated from the course, who had at
least one year of teaching experience. The participants in this research were
characterized to understand how the relationship between the theory seen in initial
training and the practice experienced by recent graduates occurs, such as identifying
the positive and negative points experienced on a daily basis by teachers and
describing these situations that gained more evidence cited by the participating
teachers. That said, in the case of qualitative research, our methodological approach
was mapping the research subjects; application of a questionnaire with open and
closed questions; and analysis of the data obtained. this study has asits main
theoretical basis Silva (1997) Marcelo Garcia (2008), Huberman (2000), Nóvoa (2000),
Ramalho; Nuñez; Gauthier (2004); Romanowski (2012); Tardif (2000). This analysis
carried out with former teachers highlights how difficult and challenging this beginning
of a teaching career is, permeated by insecurity and fear of working in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35257 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-27T15:50:59Z |
|
dc.date.available |
2024-03-27 |
|
dc.date.available |
2024-03-27T15:50:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação à docência |
pt_BR |
dc.subject |
Carreira docente |
pt_BR |
dc.subject |
Professores iniciantes |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- iniciantes à docência |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Initiation to teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching career |
pt_BR |
dc.subject |
Beginning teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - beginners to teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teacher |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Eugenia Maria Cavalcante. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Beginning of teaching: what newly graduated teachers in Geography from the Federal University of Campina Grande - CFP reveal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Eugênia Maria Cavalcante. Início da docência: o que revelam os professores recém-formados em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande - CFP. 2023. 33f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |