DSpace/Manakin Repository

Início da docência: o que revelam os professores recém-formados em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande - CFP.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, M. E. C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5506146518411083 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 LORENZO, Ivalda Dantas Nobrega Di.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo O presente trabalho busca analisar as dificuldades enfrentadas pelos recém-formados em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. A pesquisa foi feita com quatro profissionais egressos do curso, que possuem no mínimo um ano de exercício na docência. Foi feita a caracterização dos participantes dessa pesquisa, para compreender como se dá a relação entre a teoria vista na formação inicial e a prática vivenciada pelos recém-formados, tal como identificar os pontos positivos e negativos vivenciados no dia a dia pelos professores e descrever tais situações que ganharam mais evidências citadas pelos professores participantes. Posto isso, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, tivemos como percurso metodológico o mapeamento dos sujeitos da pesquisa; aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas; e a análise dos dados obtidos. Este estudo tem como principal embasamento teórico Silva (1997) Garcia (2008), Huberman (2000), Nóvoa (2000), Ramalho; Nuñez; Gauthier (2004); Romanowski (2012); Tardif (2000). Esta análise feita com os professores egressos evidencia o quão difícil e desafiador é este início de carreira docente, permeado pela insegurança e medo de atuar em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Início da docência: o que revelam os professores recém-formados em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande - CFP. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-04
dc.description.abstract This work seeks to analyze the difficulties faced by recent graduates in Geography from the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus. The research was carried out with four professionals who graduated from the course, who had at least one year of teaching experience. The participants in this research were characterized to understand how the relationship between the theory seen in initial training and the practice experienced by recent graduates occurs, such as identifying the positive and negative points experienced on a daily basis by teachers and describing these situations that gained more evidence cited by the participating teachers. That said, in the case of qualitative research, our methodological approach was mapping the research subjects; application of a questionnaire with open and closed questions; and analysis of the data obtained. this study has asits main theoretical basis Silva (1997) Marcelo Garcia (2008), Huberman (2000), Nóvoa (2000), Ramalho; Nuñez; Gauthier (2004); Romanowski (2012); Tardif (2000). This analysis carried out with former teachers highlights how difficult and challenging this beginning of a teaching career is, permeated by insecurity and fear of working in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35257
dc.date.accessioned 2024-03-27T15:50:59Z
dc.date.available 2024-03-27
dc.date.available 2024-03-27T15:50:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Carreira docente pt_BR
dc.subject Professores iniciantes pt_BR
dc.subject Geografia- iniciantes à docência pt_BR
dc.subject Professor de geografia pt_BR
dc.subject Initiation to teaching pt_BR
dc.subject Teaching career pt_BR
dc.subject Beginning teachers pt_BR
dc.subject Geography - beginners to teaching pt_BR
dc.subject Geography teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Eugenia Maria Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Beginning of teaching: what newly graduated teachers in Geography from the Federal University of Campina Grande - CFP reveal. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Eugênia Maria Cavalcante. Início da docência: o que revelam os professores recém-formados em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande - CFP. 2023. 33f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta