DSpace/Manakin Repository

O uso dos videogames como ferramenta para construção de conhecimento geográfico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA JÚNIOR, F. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7212884377250105 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOUVEIA, Mathues.
dc.contributor.advisor1ID GOUVEIA, M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9967479704709127 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Edilara Batista de.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumo A temática desta pesquisa envolve o uso de novas ferramentas tecnológicas como o videogame, que está em constante evolução técnica, como metodologia de ensino. A presente pesquisa tem a finalidade de mostrar como que os videogames e sua evolução técnica durante o tempo, pode ser capaz de não apenas entreter ou ser uma ferramenta de lazer, mas também pode ser utilizada como uma metodologia para ensinar, tanto em sala de aula como fora dela. É a partir de referências bibliográficas como artigos, livros que este trabalho se forma para demonstrar como que assertividade dessa metodologia de ensino é capaz de auxiliar no conteúdo visto em sala de aula. Ao se falar de novas metodologias de ensino, podemos notar a variedade de formas que se pode encontrar para deixar o método tradicional de ensino em menor evidência. Nesta pesquisa, irá ser demonstrado determinadas alternativas de usar outros meios para criar conteúdo (ou agregar), para envolver mais os alunos e suas realidades de forma interativa. São esses meios alternativos: jogos de tabuleiro, música e filmes. Por fim, se chegará no tema principal desta pesquisa: os videogames. Em específico, será escolhido um jogo eletrônico para demonstrar suas ferramentas e como é possível encontrar a geografia dentro desse jogo, dando por fim, o indício de que se utiliza conceitos reais para serem recriados dentro do jogo. Isso junto da mediação de um professor, pode se demonstrar uma ferramenta promissora na hora de ministrar conteúdos geográficos. Palavras- pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O uso dos videogames como ferramenta para construção de conhecimento geográfico. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-24
dc.description.abstract The theme of this research involves the use of new technological tools such as video games, which are in constant technical evolution, as a teaching methodology. The present research aims to show how video games and their technical evolution over time, can be capable of not only entertaining or being a leisure tool, but can also be used as a methodology to teach, both in the classroom as outside of it. It is from bibliographical references such as articles and books that this work is formed to demonstrate how the assertiveness of this teaching methodology is capable of helping with the content seen in the classroom. When talking about new teaching methodologies, we can note the variety of ways that can be found to make the traditional teaching method less evident. In this research, certain alternatives will be demonstrated for using other means to create content (or aggregate), to better involve students and their realities in an interactive way. These are alternative media: board games, music and films. Finally, we will arrive at the main topic of this research: video games. Specifically, an electronic game will be chosen to demonstrate its tools and how it is possible to find geography within this game, finally giving the indication that real concepts are used to be recreated within the game. This, together with the mediation of a teacher, can prove to be a promising tool when teaching geographic content. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35263
dc.date.accessioned 2024-03-27T17:59:13Z
dc.date.available 2024-03-27
dc.date.available 2024-03-27T17:59:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia- prática de ensino pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Videogames pt_BR
dc.subject Inovações tecnológicas- prática de ensino pt_BR
dc.subject Videogame e geografia pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Filme pt_BR
dc.subject Jogo de tabuleiro pt_BR
dc.subject Geography- teaching practice pt_BR
dc.subject Teaching methodology pt_BR
dc.subject Video games pt_BR
dc.subject Technological innovations - teaching practice pt_BR
dc.subject Videogames and geography pt_BR
dc.subject Electronic games pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject Film pt_BR
dc.subject Board game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA JÚNIOR., Francisco Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of video games as a tool for building geographic knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA JÚNIOR, Francisco Pereira de. O uso dos videogames como ferramenta para construção de conhecimento geográfico / Francisco Pereira de Oliveira Júnior. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta