DSpace/Manakin Repository

O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREIRE, Noemi Paes.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o uso de mapas mentais como estratégia metodológica no ensino de Geografia. Tomando como objeto de estudo esse o recurso de apresentação e sistematização visual de temáticas, o mapa mental. Esse recurso metodológico permite o estímulo à aprendizagem de conteúdo didáticos trabalhados na Geografia escolar. Apresenta como esse recurso pode ser aplicado nas aulas de Geografia, enquanto prática de ensino inovadora, sendo uma metodologia ativa que busque e valorize o protagonismo estudantil. O público-alvo destacado nesse estudo foram alunos de 8º ano do ensino fundamental da escola João Izidro de Sousa no município de Cachoeira dos Índios - PB. Cujo desenvolvimento da pesquisa ocorreu com base em um procedimento experimental para apresentação da eficácia dessa metodologia, que correlaciona criatividade e aprendizagem. Esse estudo tem como metodologia de pesquisa, abordagem qualitativa baseada em um procedimento experimental e aplicação de questionário para análise dos benefícios do recurso de mapas mentais no ensino de Geografia. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a partir da aplicação desse recurso, constatou-se sua eficácia enquanto metodologia ativa para assimilação de conteúdos da disciplina geográfica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-05
dc.description.abstract The main objective of this work is to analyze the use of mind maps as a methodological strategy in Geography teaching. As main object of study, mind maps are a feature of presentation and visual systematization of themes, which allows the stimulation of the learning of didactic content taught in Geography classes. It presents how this feature can be applied in Geography classes, as an innovative teaching practice, being an active methodology that seeks and values ​​the student protagonism. The target audience in this study are 8th grade students from João Izidro de Sousa school in Cachoeira dos Índios/PB. The development of the research was based on an experimental procedure to present the effectiveness of this methodology, which correlates creativity and learning. This study has as research methodology a qualitative approach based on an experimental procedure and the application of a questionnaire, in order to analyze the benefits of the mind maps feature in Geography teaching. The obtained results were satisfactory, as from the application of this resource, its effectiveness was verified as an active methodology for assimilating Geography subjects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35275
dc.date.accessioned 2024-03-28T17:21:37Z
dc.date.available 2024-03-28
dc.date.available 2024-03-28T17:21:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Mapas mentais pt_BR
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.subject Geografia- metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Mental maps pt_BR
dc.subject Active methodology pt_BR
dc.subject Geography- teaching methodology pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARIANO, Vanessa Félix.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of mind maps as an active methodology in teaching Geography. pt_BR
dc.identifier.citation MARIANO, Vanessa Felix. O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta