Repositorio Dspace/Manakin

Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este artigo se dedica a apresentar os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina nos cursos de Computação e de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande, Estado da Paraíba. Parte-se da premissa de que a presença feminina em áreas tradicionalmente tidas como predominantemente masculinas não reflete os avanços dos movimentos feministas por igualdade de direitos e conquistas de espaços na produção de conhecimento e no mundo do trabalho. Para isso, apresenta-se uma discussão teórica sobre ciência, tecnologia e gênero, relacionando com dados recentes. Dentre os objetivos, pretende-se analisar possíveis questões que podem ajudar a entender o porquê do baixo número de mulheres na área científica e tecnológica, Embora saibamos que o número de mulheres pesquisadoras no mundo chega a menos de 30%, e que de acordo com a editora científica Elsevier o número de pesquisadoras femininas publicando artigos passou de 38% para 49% em 2017. Sendo assim, não podemos ignorar e/ou desmerecer a inserção dessas mulheres nos espaços universitários e de pesquisa. Para isso serão focalizados alguns aspectos sobre a presença de mulheres nos cursos de Ciências da Computação e de Licenciatura em Física da UFCG. Foi utilizada a metodologia da História Oral para a realização de entrevistas, e desse modo a obtenção dos depoimentos das discentes e docentes dos cursos citados. Como resultado constatou-se pequena quantidade de mulheres nos cursos de ciência e tecnologia, não obstante os avanços socioeconômicos e políticos que as mulheres têm conquistado desde o século vinte. Constata-se também que a mulher ainda é vista como figura intelectual e profissionalmente inferiorizada. Certamente em decorrência e reflexo da sociedade patriarcal, a principal causa dos preconceitos associados à figura feminina da atualidade. Como aprendizado tem-se que investigar e relatar as histórias dessas mulheres passa pelo conhecimento e investigação sobre a construção que elas têm de si e das escolhas profissionais que fizeram. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281
dc.date.accessioned 2024-03-28T18:02:10Z
dc.date.available 2024-03-28
dc.date.available 2024-03-28T18:02:10Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Mulheres na ciência e tecnologia pt_BR
dc.subject Ciência e tecnologia - mulheres pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC pt_BR
dc.subject Percepção discente - mulheres na ciência e tecnologia pt_BR
dc.subject Percepção docente - mulheres na ciência e tecnologia pt_BR
dc.subject Educação universitária pt_BR
dc.subject Women in science and technology pt_BR
dc.subject Science and technology - women pt_BR
dc.subject Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIC pt_BR
dc.subject Student perception - women in science and technology pt_BR
dc.subject Teaching perception - women in science and technology pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Gioberlândia Pereira de.
dc.creator MONTENEGRO, Rosilene Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Student and teacher perceptions of female insertion in science and technology. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Gioberlândia Pereira de; MONTENEGRO, Rosilene Dias. Percepções discentes e docentes sobre a inserção feminina na ciência e tecnologia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 14 - Mulheres na Ciência e Tecnologia: Gênero, Mídia, Padrões de Masculinidades e Feminilidades Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 864-871. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35281 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta