DSpace/Manakin Repository

Grupo de Trabalho 21: Processos Políticos e Culturas Políticas no Brasil do Pós-Golpe de 1964: Fontes, Métodos e Experiências.

Grupo de Trabalho 21: Processos Políticos e Culturas Políticas no Brasil do Pós-Golpe de 1964: Fontes, Métodos e Experiências.

 

Coordenadoras do GT 21: <p> Michelly Pereira de Sousa Cordão - UFCG <p> Elizabeth Christina Lima - UFCG <p align="justify">O Grupo de Trabalho objetiva reunir pesquisadores e pesquisadoras que se dedicam a estudos sobre processos políticos e culturas políticas no Brasil durante a ditadura civil-militar, o processo de "redemocratização" dos anos de 1980, os projetos neoliberais da década de 1990, os governos petistas no início do séc. XXI e a conjuntura atual com os fortes riscos à democracia infligidos pelas políticas ultraliberais do governo Bolsonaro. São bem vindas pesquisas, em andamento ou finalizadas, que investiguem processos de longa duração, bem como, experiências em micro escala, com o foco nas lutas, resistências e acomodações à ditadura, nos projetos de democratização, nas culturas políticas autoritárias e revolucionárias. Tal proposta envolve debates, de um lado, sobre estruturas que envolvem a ditadura, a "transição democrática" e o autoritarismo contemporâneo e, de outro, sobre experiências classe, gênero, raça e racismo, etnias, homossexualidades, projetos artístico-culturais. O GT abre seu espaço para discussões sobre fontes e métodos a serem utilizados nos estudos sobre experiências históricas na temporalidade em questão, preocupando-se com estratégias de pesquisa para a análise da atuação de sujeitos e grupos sociais nas estruturas sociais que ora limitam, ora potencializam a agência. Nesse sentido, convida pesquisadores e pesquisadoras que trabalham com literatura, cinema, música, teatro, jornais, periódicos, entre outras fontes históricas, como materiais plausíveis para a análise e interpretação de processos políticos e culturas políticas no Brasil do pós-Golpe de 1964.

Submissões recentes

Ver mais