DSpace/Manakin Repository

Das telas para história: uma análise da Segunda Guerra Mundial por meio das produções audiovisuais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9455389231337833 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA FILHO, Osmar Luiz da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2435948027090412 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2 BANDEIRA, Francinaldo de Sousa.
dc.description.resumo O presente trabalho busca abordar como os eventos da Segunda Guerra Mundial são representados por meio dos recursos audiovisuais existentes na indústria cinematográfica, a partir da análise de filmes e documentários produzidos por diretores, documentaristas e cineastas. Tendo isso em vista, busca-se como objetivo formular uma análise histórica dos eventos da Segunda Grande Guerra, e de como o historiador pode se apropriar dos recursos imagéticos como ferramentas de ofício, capazes de reafirmar e trazer novos olhares sobre a história do conflito. Sendo assim, o historiador segue por meio de fontes históricas recentes, dentro do arsenal historiográfico, reafirmando o uso da imagem e do cinema como ferramentas capazes de apresentar ou representar ideias a respeito dos fatos ocorridos durante o passado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Historia. pt_BR
dc.title Das telas para história: uma análise da Segunda Guerra Mundial por meio das produções audiovisuais. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-10
dc.description.abstract This paper aims to address how the events of World War II are represented through audiovisual resources within the film industry, by analyzing movies and documentaries produced by directors, documentarians, and filmmakers. With this in mind, the objective is to formulate a historical analysis of the events of the Second World War and how historians can make use of visual resources as professional tools, capable of reaffirming and bringing new perspectives to the history of the conflict. Therefore, historians rely on recent historical sources within the historiographical arsenal, reaffirming the use of images and cinema as tools capable of presenting or representing ideas about the events that occurred in the past. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35295
dc.date.accessioned 2024-04-01T18:09:37Z
dc.date.available 2024-04-01
dc.date.available 2024-04-01T18:09:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Segunda Guerra Mundial pt_BR
dc.subject Adaptação pt_BR
dc.subject Documentário pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Produção audiovisual – segunda guerra mundial pt_BR
dc.subject Historiografia pt_BR
dc.subject Second World War pt_BR
dc.subject Adaptation pt_BR
dc.subject Documentary pt_BR
dc.subject Movie theater pt_BR
dc.subject Audiovisual production – Second World War pt_BR
dc.subject Historiography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Abimael Moura de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From screens to history: an analysis of the Second World War through audiovisual productions. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Abimael Moura de. Das telas para história: uma análise da Segunda Guerra Mundial por meio das produções audiovisuais. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta