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A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino.

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dc.description.resumo No corpus deste trabalho serão desenvolvidas análises acerca da condição das mulheres na sociedade patriarcal e misógina ao longo dos séculos, e de como isto refletiu nas manifestações artísticas destas. A separação daquilo que era considerado moral, e permitido está nas bocas femininas foi além do campo oral, das contações de história, contos de encantamento, das rezas e das simpatias, das produções culturais e religiosas que ocorriam apenas no âmbito familiar, quando muito, nos terreiros, essas restrições, também atingiram a formação do sistema editorial nordestino, desde a esfera de produção até a da publicação. Considerando os avanços dos direitos civis das mulheres ao longo dos anos, e a crescente ocupação dos espaços hegemonicamente masculinos, buscamos verificar o impacto disto no ensino de literatura, e concluímos, após a coleta de depoimentos de professores (as) da rede pública que a literatura de cordel de autoria feminina não foi acessada pela esmagadora maioria dos docentes de língua portuguesa, e consequentemente, também pelos educandos, esta continua, portanto, invisível. Deste modo, se faz necessário, propor a educação patrimonial transformadora, que CHAGAS (2006) define como a necessidade do reconhecimento de seu contexto imediato, de sua localidade, indo além do patrimônio oficial, e assim, de uma concepção tradicional de identidade nacional, tendo como proposta o questionamento do que está posto como patrimônio cultural, sendo esta uma proposta libertadora para que possamos superar os paradigmas sexistas e misóginos que regem nossa sociedade como um todo. Os impasses para a efetivação da educação patrimonial transformadora tendo como meio os cordéis de autoria feminina foram pontuados com base nos postulados de Melo (2018), Santos (2009) e Flach e Behrens (2008). E a proposta político-pedagógica de estudo e performance dos cordéis nos postulados de Conceição e Gomes (2016). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298
dc.date.accessioned 2024-04-02T15:39:26Z
dc.date.available 2024-04-02T15:39:26Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Literatura de cordel e educação patrimonial pt_BR
dc.subject Educação patrimonial e literatura de cordel pt_BR
dc.subject Autoria feminina - literatura de cordel pt_BR
dc.subject Cordel de autoria feminina pt_BR
dc.subject Literatura de cordel - autoria feminina pt_BR
dc.subject Mulheres e literatura de cordel pt_BR
dc.subject Cordel literature and heritage education pt_BR
dc.subject Heritage education and cordel literature pt_BR
dc.subject Female authorship - cordel literature pt_BR
dc.subject Cordel by female author pt_BR
dc.subject Cordel literature - female authorship pt_BR
dc.subject Women and cordel literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Beatriz Macedo de.
dc.creator SILVA, Anderson Ramon Milanez da.
dc.creator APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel literature written by women as a means of consolidating transformative heritage education: obstacles and possibilities for teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Beatriz Macedo de; SILVA, Anderson Ramon Milanez da; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 16 - Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 917-924. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298 pt_BR


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