dc.description.resumo |
Ao se tomar consciência da importância de conhecer a cultura regional a partir do estilo de vida cotidiano de cada geração, não se pode deixar de inserir neste contexto o valor cultural de um museu, enquanto instrumento de preservação da memória histórica e por extensão do patrimônio cultural. Desta forma, objetiva-se neste artigo visualizar como o projeto Museu Vivo do Nordeste procurou despertar o interesse da comunidade em prol do conhecimento e da preservação das culturas nordestinas, bem como apresentar as formas como o museu se utiliza das peças para mostrar que os indivíduos no seu tempo histórico atuam na invenção dos seus cotidianos e como é possível conciliar espaços de preservação com atuações cotidianas de forma dinâmica e interativa. Devido ao vasto acervo com o qual o Museu Vivo do Nordeste conta não daria para fazer uma análise de cada peça individualmente. Desta forma, elegeu-se algumas peças para fazer algumas considerações, em razão de sua importância e significação para o projeto. Assim, a construção desse trabalho se deu por meio de uma pesquisa qualitativa que mesclou pesquisa bibliográfica e o acervo do Museu Vivo do Nordeste, tomando-o enquanto quadros sociais de memórias. Destaca-se ainda, que o projeto tem atuado como um locus que possibilita o conhecimento e o desenvolvimento de uma noção de pertencimento, rememoração e imaginação. Nessa perspectiva, o Museu Vivo do Nordeste traz uma proposta que propicia ao visitante uma dinâmica de compartilhamento de informações, ou seja, não se constitui apenas como espaço de admiração e contemplação de objetos, mas atua no sentido de fazer com que a população sinta que os bens culturais lá existentes fazem parte da sua vida, história, identidade e da sua própria construção enquanto cidadão. Portanto, o intuito desse trabalho foi ressaltar um espaço preocupado não só com a salvaguarda e valorização do nosso patrimônio regional e local, mas também como fonte educativa e de recursos didáticos para a prática docente visando promover o aprendizado por meio da interação dos educandos com o ambiente e assim proporcionar diversificação para as aulas de professores tanto os atuantes na universidade como os que trabalham nas escolas públicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Museu Vivo do Nordeste: uma riqueza cultural no fundo do quintal. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35303 |
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dc.date.accessioned |
2024-04-02T16:23:35Z |
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dc.date.available |
2024-04-02 |
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dc.date.available |
2024-04-02T16:23:35Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Museu Vivo do Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura nordestina - museu |
pt_BR |
dc.subject |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação patrimonial - museu |
pt_BR |
dc.subject |
Living Museum of the Northeast |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern culture - museum |
pt_BR |
dc.subject |
Museology |
pt_BR |
dc.subject |
Heritage education - museum |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
SOUZA, Francinilda Rufino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Museu Vivo do Nordeste: a cultural wealth in the backyard. |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Francinilda Rufino de. Museu Vivo do Nordeste: uma riqueza cultural no fundo do quintal. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 16 - Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 892-902. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35303 |
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