DSpace/Manakin Repository

Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Almir Anacleto de Araújo
dc.contributor.advisor1ID GOMES, A. A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo busca compreender e explicitar como o saber matemático se efetiva através de práticas contextualizadas ao semiárido em escolas do campo, mediante os estudos de vários autores que fundamentam a Educação do Campo suas peculiaridades e aplicação. Sendo assim, elencamos quais os principais fatores devem ser considerados para que os docentes desenvolvam práticas metodológicas e atividades que adentram ao ambiente social ao qual o aluno está inserido e análise das atividades do livro didático no ensino de área e perímetro utilizando medidas não convencionais para cubação de terras em turmas do 6º ano. Desse modo, entendemos a necessidade deste estudo para tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo ao considerar as experiências dos indivíduos envolvidos (alunos e professores) no desenvolvimento do pensamento matemático contextualizado, a fim de que os dados aqui coletados não se tornem apenas meras estatísticas, mas apontem novos caminhos que busquem solucionar de forma eficaz a efetivação de um ensino-aprendizagem mais significativo e que esteja ao alcance de todos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-11
dc.description.abstract The present study seeks to explain and understand how mathematical knowledge is achieved through contextualized practices to the semi-arid region in field schools. It was carried out through the studies of several authors, including Kolling, Cerioli and Caldart (2002), who underpin Field Education in its peculiarities and application. Thus, we have listed the main factors that must be considered so that teachers can develop methodological practices and activities that enter the social environment in which the student is inserted. We have also analyzed the activities for teaching area and perimeter of a textbook using unconventional measures for land cubage calculation in 6th year grade classes. Therefore, we understand the need for this study to make the teaching and learning process more meaningful by considering the experiences of the individuals involved (students and teachers) in the development of contextualized mathematical thinking, so the collected data does not become just mere statistics, but point out new paths that seek to effectively solve the implementation of more meaningful teaching and learning within everyone's reach. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319
dc.date.accessioned 2024-04-02T21:31:22Z
dc.date.available 2024-04-02
dc.date.available 2024-04-02T21:31:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Livro didático de matemática – análise pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Saber matemático pt_BR
dc.subject Educação contextualizada – matemática pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Cubagem de terras e ensinod e matemática pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Mathematics textbook – analysis pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Mathematical knowledge pt_BR
dc.subject Contextualized education – mathematics pt_BR
dc.subject Coexistence with the semi-arid region pt_BR
dc.subject Land farming and teaching mathematics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Patrícia Aparecida da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching mathematics in rural schools in Cariri Paraibano: an analysis of the textbook. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta