Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOUTO, P. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DONATO, Eronides Câmara.
dc.contributor.advisor1ID DONATO, E. C. pt_BR
dc.description.resumo Foi na Areia - PB que Horácio de Almeida narra e nos reportamos na epígrafe que realizamos a nossa prática de ensino tendo em vista a conclusão de uma graduação que propõe formar docentes para o exercício das atividades e funções inerentes ao ensino e aprendizagem. Assim, cumprindo para com uma das obrigações fundamentais à disciplina “Prática de Ensino de História na Escola de Iº e 2º Graus” do Curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, apresentamos, neste texto, o relato acerca de todas as atividades por nós desenvolvidas durante o estágio supervisionado de nossa atuação enquanto professor algo previsto no regulamento desta instituição. Nesse sentido, desenvolvemos nossa postura enquanto docente numa escola de ensino Fundamental e Médio da cidade de Areia - PB, hoje chamada de “Ministro José Américo de Almeida”. Observamos a nossa atuação entre a prática educativa e as teorias educacionais tentando ver as possibilidades de serem usadas por um profissional de História. Destarte, o objetivo principal da prática de ensino é levar o aluno que está concluindo o curso de licenciatura em história à realidade escolar, levando em consideração a atuação destes em outra perspectiva, a de “condutor” no processo de escolarização. Assim, outro objetivo acaba sendo observado e atingido que é o de tomar praticável aquilo que é teórico e foi aprendido na disciplina ou ainda durante o curso. Nesse sentido, o aluno percebe o que realmente é possível ser utilizado em suas aulas após a conclusão do curso no seu posterior trabalho, bem como aquilo que enfrentará ou já enfrenta, em alguns casos, maior resistência por parte dos alunos ou da equipe docente da escola. Desse modo, o discente sentirá de perto o que provavelmente visualizará no exercício da prática pedagógica. E isso por si só justifica a ida às escolas por todos os alunos que pretendem concluir uma licenciatura, em nosso caso, de História. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relatório final da prática de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35373
dc.date.accessioned 2024-04-05T21:25:01Z
dc.date.available 2024-04-05
dc.date.available 2024-04-05T21:25:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Prática de ensino de História pt_BR
dc.subject Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Escola Ministro José Américo de Almeida - Areia - PB pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject History teaching practice pt_BR
dc.subject Practical History Teaching Subject - UFCG pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Minister José Américo de Almeida School - Areia - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUTO, Pedro Nicácio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Final report on teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation SOUTO, Pedro Nicácio. Relatório final da prática de ensino. 2011. 34. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35373 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte