dc.creator.ID |
SOUTO, P. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DONATO, Eronides Câmara. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DONATO, E. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Foi na Areia - PB que Horácio de Almeida narra e nos reportamos na epígrafe
que realizamos a nossa prática de ensino tendo em vista a conclusão de uma graduação
que propõe formar docentes para o exercício das atividades e funções inerentes ao
ensino e aprendizagem. Assim, cumprindo para com uma das obrigações fundamentais
à disciplina “Prática de Ensino de História na Escola de Iº e 2º Graus” do Curso de
licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, apresentamos,
neste texto, o relato acerca de todas as atividades por nós desenvolvidas durante o
estágio supervisionado de nossa atuação enquanto professor algo previsto no
regulamento desta instituição.
Nesse sentido, desenvolvemos nossa postura enquanto docente numa escola de
ensino Fundamental e Médio da cidade de Areia - PB, hoje chamada de “Ministro José
Américo de Almeida”. Observamos a nossa atuação entre a prática educativa e as
teorias educacionais tentando ver as possibilidades de serem usadas por um profissional
de História.
Destarte, o objetivo principal da prática de ensino é levar o aluno que está
concluindo o curso de licenciatura em história à realidade escolar, levando em
consideração a atuação destes em outra perspectiva, a de “condutor” no processo de
escolarização. Assim, outro objetivo acaba sendo observado e atingido que é o de tomar
praticável aquilo que é teórico e foi aprendido na disciplina ou ainda durante o curso.
Nesse sentido, o aluno percebe o que realmente é possível ser utilizado em suas
aulas após a conclusão do curso no seu posterior trabalho, bem como aquilo que
enfrentará ou já enfrenta, em alguns casos, maior resistência por parte dos alunos ou da
equipe docente da escola. Desse modo, o discente sentirá de perto o que provavelmente
visualizará no exercício da prática pedagógica. E isso por si só justifica a ida às escolas
por todos os alunos que pretendem concluir uma licenciatura, em nosso caso, de
História. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relatório final da prática de ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35373 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-05T21:25:01Z |
|
dc.date.available |
2024-04-05 |
|
dc.date.available |
2024-04-05T21:25:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - História |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Ministro José Américo de Almeida - Areia - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Practical History Teaching Subject - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - History |
pt_BR |
dc.subject |
Minister José Américo de Almeida School - Areia - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUTO, Pedro Nicácio. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Final report on teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUTO, Pedro Nicácio. Relatório final da prática de ensino. 2011. 34. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35373 |
pt_BR |