dc.creator.ID |
SOUSA, I. S |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.referee1 |
MORAIS, Ana Lunara da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
BASTOS, Raquel Leão de. |
|
dc.description.resumo |
As disciplinas escolares têm em seus currículos uma trajetória permeada de
mudanças, que na maioria das vezes são influenciadas por interesses externos ao
ambiente escolar. Na Educação Básica, o ensino de História deve contribuir não
apenas para a formação estudantil do educando, mas, também, e principalmente, a
formação cidadã. Considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – como
documento normativo homologado para direcionar a educação básica em todo
território nacional, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender como a
Base Nacional Comum Curricular apresenta o ensino de História para os Anos Finais
do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, optou-se por utilizar a pesquisa
exploratória de natureza qualitativa, como procedimentos técnicos, foram utilizadas a
pesquisa bibliográfica, com o objetivo de fomentar o aporte teórico da pesquisa e a
análise documental para analisar o currículo de História presente na BNCC. Os
resultados encontrados apontam que a BNCC não apresentou mudanças
significativas no que diz respeito ao ensino de História, nesse sentindo, verifica-se
uma conservação no modelo tradicional do ensino de História na educação básica,
principalmente acarretada pelos diferentes conflitos que permearam a construção do
currículo de História para o ensino Fundamental na própria construção da BNCC entre
os anos de 2015 e 2017. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-06 |
|
dc.description.abstract |
School subjects have a trajectory permeated by changes in their curricula, which are
most often influenced by interests outside the school environment. In Basic Education,
the teaching of History must contribute not only to the student's student training, but
also, and mainly, to citizenship training. Considering the National Common Curricular
Base – BNCC – as an approved normative document to guide basic education
throughout the country, the objective of this work is to understand how the National
Common Curricular Base presents the teaching of History for the Final Years of
Elementary School. As for the methodology, it was decided to use exploratory research
of a qualitative nature, as technical procedures, bibliographic research and
documentary analysis were used. The results found indicate that the BNCC did not
present significant changes with regard to the teaching of History, in this sense, there
is a conservation in the traditional model of teaching History in basic education, mainly
caused by the different conflicts that permeated the construction of the curriculum of
History for elementary education in the construction of BNCC between the years 2015
and 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35382 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-09T17:36:17Z |
|
dc.date.available |
2024-04-09 |
|
dc.date.available |
2024-04-09T17:36:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular- BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Relações de poder |
pt_BR |
dc.subject |
Historia- historicidade do ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
National common base Curricular- BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Power relations |
pt_BR |
dc.subject |
History- historicity of teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Escarlath Tamires de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History teaching in the final years of elementary school: a reflection in light of the National Common Curricular Base. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Escarlath Tamires de. O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |