DSpace/Manakin Repository

O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, I. S pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee1 MORAIS, Ana Lunara da Silva.
dc.contributor.referee2 BASTOS, Raquel Leão de.
dc.description.resumo As disciplinas escolares têm em seus currículos uma trajetória permeada de mudanças, que na maioria das vezes são influenciadas por interesses externos ao ambiente escolar. Na Educação Básica, o ensino de História deve contribuir não apenas para a formação estudantil do educando, mas, também, e principalmente, a formação cidadã. Considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – como documento normativo homologado para direcionar a educação básica em todo território nacional, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender como a Base Nacional Comum Curricular apresenta o ensino de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, optou-se por utilizar a pesquisa exploratória de natureza qualitativa, como procedimentos técnicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de fomentar o aporte teórico da pesquisa e a análise documental para analisar o currículo de História presente na BNCC. Os resultados encontrados apontam que a BNCC não apresentou mudanças significativas no que diz respeito ao ensino de História, nesse sentindo, verifica-se uma conservação no modelo tradicional do ensino de História na educação básica, principalmente acarretada pelos diferentes conflitos que permearam a construção do currículo de História para o ensino Fundamental na própria construção da BNCC entre os anos de 2015 e 2017. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-06
dc.description.abstract School subjects have a trajectory permeated by changes in their curricula, which are most often influenced by interests outside the school environment. In Basic Education, the teaching of History must contribute not only to the student's student training, but also, and mainly, to citizenship training. Considering the National Common Curricular Base – BNCC – as an approved normative document to guide basic education throughout the country, the objective of this work is to understand how the National Common Curricular Base presents the teaching of History for the Final Years of Elementary School. As for the methodology, it was decided to use exploratory research of a qualitative nature, as technical procedures, bibliographic research and documentary analysis were used. The results found indicate that the BNCC did not present significant changes with regard to the teaching of History, in this sense, there is a conservation in the traditional model of teaching History in basic education, mainly caused by the different conflicts that permeated the construction of the curriculum of History for elementary education in the construction of BNCC between the years 2015 and 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35382
dc.date.accessioned 2024-04-09T17:36:17Z
dc.date.available 2024-04-09
dc.date.available 2024-04-09T17:36:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular- BNCC pt_BR
dc.subject Relações de poder pt_BR
dc.subject Historia- historicidade do ensino pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject National common base Curricular- BNCC pt_BR
dc.subject Power relations pt_BR
dc.subject History- historicity of teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Escarlath Tamires de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching in the final years of elementary school: a reflection in light of the National Common Curricular Base. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Escarlath Tamires de. O ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão a luz da Base Nacional Comum Curricular. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta