DSpace/Manakin Repository

Praxeologias matemáticas e didáticas na escola do campo: um olhar sobre a matemática financeira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREITAS, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1764814247757270 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, José Luiz.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, J. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8710332691223939 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Diogo Cabral de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, D. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.description.resumo O objetivo da pesquisa foi analisar as praxeologias matemáticas em torno do ensino de Matemática Financeira em uma Escola do Campo. Tendo como questão norteadora: ass praxeologias matemáticas para ensinar Matemática Financeira na Escola do Campo levam em consideração o contexto do Semiárido?. Para este estudo, nos limitamos à pesquisa documental sobre essas praxeologias, portanto, nosso olhar se concentrou nos documentos oficiais que norteiam o trabalho do professor. Diante disso, nosso campo de estudo foi uma Escola do Campo situada no município de Monteiro – PB. Para nossa análise, por questões de limitação do artigo, centramos na análise do tema Amortização. Por fim, fundamentados na nossa pesquisa, a obra analisada trata a Matemática Financeira como tema importante, contudo oferta um limitado contexto matemático para o trabalho com a Escola do Campo, bem como a falta de contextualização com o Semiárido. No entanto, é pertinente mencionar que o papel desempenhado pelo professor nesse processo é incisivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.title Praxeologias matemáticas e didáticas na escola do campo: um olhar sobre a matemática financeira. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-14
dc.description.abstract The purpose of the research was to analyze the mathematical praxeologies surrounding the teaching of Financial Mathematics in a Countryside School. Having as a guiding question: do mathematical praxeologies for teaching Financial Mathematics at Countryside schools take into account the context of the Semiarid region? For this study, we limited ourselves to documentar research on these praxeologies, therefore, our focus was on the official documents that guide the teacher’s work. Therefore, our field of study was a Countryside School located in the municipality of Monteiro – PB. For our analysis, due to the limitations of the article, we focused on the analysis of the Amortization theme. Finally, based on our research, the work analyzed treats Financial Mathematics as an important topic, however, it offers a limited mathematical context for the work with the Escola do Campo, as well as the lack of contextualization with the Semiarid. However, it is pertinent to mention that the role played by the teacher in this process is incisive. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35404
dc.date.accessioned 2024-04-10T16:26:21Z
dc.date.available 2024-04-10
dc.date.available 2024-04-10T16:26:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Didática da matemática pt_BR
dc.subject Teoria antropológica do didático pt_BR
dc.subject Praxeologias matemáticas pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Financial mathematics pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Mathematics didactics pt_BR
dc.subject Anthropological theory of didacticism pt_BR
dc.subject Mathematical praxeologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Rebeka Sabryna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematical and didactic praxeologies in rural schools: a look at financial mathematics. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Rebeka Sabryna. Praxeologias matemáticas e didáticas na escola do campo: um olhar sobre a matemática financeira. 2023. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35404 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta