DSpace/Manakin Repository

Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAUS, A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0907142156409727 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RABBANI, Soheil Rahnemay.
dc.contributor.advisor1ID RABBANI, S. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8087783521324545 pt_BR
dc.contributor.advisor2 GUPTA, Govind Prasad.
dc.contributor.advisor2ID GUPTA, G. P. pt_BR
dc.contributor.referee1 MATHON, Rudolf.
dc.contributor.referee2 NUNES, Antonio Zampieri.
dc.description.resumo Três Modelos Computacionais (usando alinguagem GPSS- General Purpose Simulation System) foram desenvolvidos para simular uma linha de ônibus urbano. Uma linha de Ônibus com dados de Origem - Destino em cada parada de Ônibus para diferentes períodos de tempo e distância entre as paradas são introduzidas na simulação dos modelos. Usando estes modelos, é possível estudar o tempo total de viagem, em função: do tempo total de espera, do tempo total de viagem dos ônibus para diferentes períodos de operação dos ônibus e do número de ônibus requerido para operar na rota, os quais podem ter capa cidades diferentes. Para cada caso, estuda-se também a utilização de ceda Ônibus na linha. Os modelos computacionais pedem ser usados para: otimizar o tempo total de viagem de todos os passageiros da linha e analisar a utilização dos ônibus. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia civil
dc.title Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional. pt_BR
dc.date.issued 1977-07
dc.description.abstract Three Computational Models (using GPSS-General Purpose Simulation System) were developed to simulate an urban bus line. A bus line with Origin-Destination data at each bus stop for different time periods and distance between stops is introduced in the simulation of the models. Using these models, it is possible to study the total travel time, depending on: the total waiting time, total bus travel time for different bus operating periods and the number of buses required to operate the route, which can have different cities cover. For each case, it is also studied the use of ceda Buses in the line. The computational models ask to be used to: optimize the total travel time of all the passengers of the line and analyze the use of the buses. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548
dc.date.accessioned 2019-04-24T15:19:23Z
dc.date.available 2019-04-24
dc.date.available 2019-04-24T15:19:23Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Transporte urbano
dc.subject Urban transport
dc.subject Ônibus
dc.subject Autobús
dc.subject Bus
dc.subject Simulação em ônibus
dc.subject Bus Simulation
dc.subject Simulación de bus
dc.subject Modelos computacionais
dc.subject Modelos computacionales
dc.subject Computational models
dc.subject Passageiros de transporte público
dc.subject Public transport passengers
dc.subject Transporte público de pasajeros
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAUS, Antonio Luiz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Simulation of an urban bus line by computational process. pt_BR
dc.identifier.citation CAUS, Antonio Luiz. Simulação de uma linha de ônibus urbano por processo computacional. 1977. 197f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1977. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3548 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta