dc.creator.ID |
FARIAS, E. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5399780420154038 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
EUGÊNIO, Marcos Francisco Napolitano de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
EUGÊNIO, M. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1250692781738939 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MORAES, José Geraldo Vinci de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MORAES, J. G. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1157659786321799 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MOLINA, Sérgio Augusto. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MOLINA, S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6840686983604415 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
GARCIA, Tânia da Costa. |
|
dc.contributor.referee3ID |
GARCIA, T. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1376202606406836 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
ALAMBERT JÚNIOR, Francisco Cabral. |
|
dc.contributor.referee4ID |
ALAMBERT JÚNIOR, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee5 |
SANTOS, Daniela Vieira dos. |
|
dc.contributor.referee5ID |
SANTOS, D. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8583122321311604 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta Tese investiga como os cantores britânicos David Bowie e Elton John e os álbuns
The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, de 1972, e Goodbye
Yellow Brick Road, de 1973, possibilitam a escrita de uma História da Fama a partir dos
debates sobre questões relativas ao sistema do estrelato, à cultura da personalidade e à
performance midiática e à ideia de que na e a partir da década de 1970 foi possível pensar
numa transformação histórica que gerou o que chamo de segunda metamorfose da fama
no século XX. Defende-se que houve uma primeira, que se estendeu entre as décadas de
1910 e 1960, e que teve predominância cinematográfica na fabricação de sujeitos célebres
na sociedade de massas; defende-se, ainda, que a partir dos anos 1970 até os anos finais
do citado século houve uma ruptura com o predomínio cinematográfico, ocorrendo uma
preponderância fonográfica de ascensão de sujeitos famosos, especialmente rockstars.
Em um primeiro momento, analisa-se como a música pop/rock em geral, entre os anos de
1958 e 1976, lidou com essa transformação social. Numa segunda oportunidade, avaliase
a hiperexposição célebre na „Década do Eu‟ e o protagonismo do estilo musical glam/
glitter rock durante aquele período, além de momentos de hype nas carreiras de David
Bowie e Elton John. Depois, percebe-se como o citado estilo é parte significante de uma
transição dos anos 1960 para a década seguinte ao ter realizado uma ressignificação da
contracultura com uma roupagem completamente distinta da que outros estilos de pop/
rock fizeram. Desde a oportunidade anterior que os álbuns musicais privilegiados pela
pesquisa são vistos mais a fundo, o que se intensifica no quarto ensejo, onde se efetua
um olhar mais direto sobre os conceitos de transgressão, alegoria, androginia e exagero
Camp tendo tanto as artes de capas quanto os produtos fonográficos como base analítica.
Numa última empreitada, debatem-se os contextos de criação de personas e alter-egos
naquelas obras musicais e como a performance acaba sendo fundamento essencial para
o estabelecimento da aqui chamada segunda metamorfose da fama no século XX. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música. |
pt_BR |
dc.title |
Uma História Social do estrelato no pop/rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08 |
|
dc.description.abstract |
This Thesis aims to investigate how the British singers David Bowie and Elton John and
the albums The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, from 1972,
and Goodbye Yellow Brick Road, from 1973, make possible the writing of a History of
Fame focused on debates on issues related to the star system, the culture of personality
and the media performance plus the idea that in and from the 1970s onwards it was
possible to think of a historical transformation that generated what I call the second
metamorphosis of fame in the 20th century. It is argued that there was a first one, which
lasted between the 1910s and the 1960s, and which had cinematographic predominance
in the production of famous subjects in mass society; it is also argued that from the 1970s
until the end of the aforementioned century there was a break with the cinematographic
predominance, with a phonographic preponderance on the rise of famous subjects, and
especially rockstars. At first, we analyze how pop/rock music in general, between 1958
and 1976, dealt with this social transformation. In a second opportunity, we analyze the
hyperexposure of the famed in the „Me Decade‟ and the protagonism of the glam/glitter
rock musical style during that period is evaluated, as well as moments of hype for the
careers of David Bowie and Elton John. Afterwards, it can be seen how the aforementioned
style is a significant part of a transition from the 1960s to the following decade,
having carried out a resignification of the counterculture with a completely different guise
from other pop/rock styles. Since the previous opportunity, the musical albums privileged
by the research are seen more deeply, something which is intensified in the fourth opportunity,
where a more direct look at the concepts of transgression, allegory and Camp
exaggeration is carried out having both cover arts and phonographic products as basis of
analyses. In a final endeavor, the contexts of creation of personas and alter-egos in those
musical opuses are debated and how the performance concept ends up being an essential
foundation for the establishment of the so called second metamorphosis of fame in the
20th century. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35497 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-23T19:38:14Z |
|
dc.date.available |
2024-04-23 |
|
dc.date.available |
2024-04-23T19:38:14Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Pop/rock |
pt_BR |
dc.subject |
Rock |
pt_BR |
dc.subject |
História social - pop rock |
pt_BR |
dc.subject |
David Bowie |
pt_BR |
dc.subject |
Elton John |
pt_BR |
dc.subject |
Fama e celebridade |
pt_BR |
dc.subject |
Século XX - pop/rock |
pt_BR |
dc.subject |
Cantores britânicos |
pt_BR |
dc.subject |
História da fama - cantores britânicos |
pt_BR |
dc.subject |
Música inglesa - século XX |
pt_BR |
dc.subject |
Estrelato - música britânica |
pt_BR |
dc.subject |
Rockstars |
pt_BR |
dc.subject |
Estrelato do rock |
pt_BR |
dc.subject |
Fama e vida privada - rock |
pt_BR |
dc.subject |
Fama e fortuna |
pt_BR |
dc.subject |
Hiperexposição midiática - artistas do pop/rock |
pt_BR |
dc.subject |
Música pop/rock |
pt_BR |
dc.subject |
Álbum The Rise And Fall Of Ziggy Stardust - David Bowie |
pt_BR |
dc.subject |
Álbum The Spiders From Mars - David Bowie |
pt_BR |
dc.subject |
Álbum Goodbye Yellow Brick Road - Elton John |
pt_BR |
dc.subject |
Glam/Glitter Rock: |
pt_BR |
dc.subject |
Social history - pop rock |
pt_BR |
dc.subject |
Fame and celebrity |
pt_BR |
dc.subject |
20th century - pop/rock |
pt_BR |
dc.subject |
British singers |
pt_BR |
dc.subject |
History of fame - British singers |
pt_BR |
dc.subject |
English music - 20th century |
pt_BR |
dc.subject |
Stardom – British music |
pt_BR |
dc.subject |
Rockstars |
pt_BR |
dc.subject |
Rock stardom |
pt_BR |
dc.subject |
Fame and private life - rock |
pt_BR |
dc.subject |
Fame and fortune |
pt_BR |
dc.subject |
Media hyperexposure - pop/rock artists |
pt_BR |
dc.subject |
Pop/rock music |
pt_BR |
dc.subject |
The Rise And Fall Of Ziggy Stardust Album - David Bowie |
pt_BR |
dc.subject |
Goodbye Yellow Brick Road Album - Elton John |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Elton John da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A Social History of Pop/Rock Stardom: David Bowie, Elton John and the Second Metamorphosis of Fame in the 20th Century. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Elton John da Silva. Uma História Social do Estrelato no Pop/Rock: David
Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX. 2022. 522f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35497 |
pt_BR |