DSpace/Manakin Repository

"Só vem pra não perder o Bolsa Família”: mascas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TELES, R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Antonia Terra de Calazans.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, A. T. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3736464920810436 pt_BR
dc.contributor.referee1 GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção.
dc.contributor.referee1ID GALIAN, C. V. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7792809476729230 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee3 ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da.
dc.contributor.referee3ID ROCHA, R. N. A. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2731237954780451 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa objetiva problematizar as representações discentes significadas por práticas discursivas em circularidade na Escola Padre Simão Fileto e no serviço social da cidade de Cubati-Paraíba entre os anos de 2006-2019 por meio da interlocução de professores, gestores, alunos e familiares. O interesse em realizar este trabalho partiu da preocupação em problematizar, se nesses cenários, as expectativas rebaixadas sobre o desempenho escolar de meninos e meninas beneficiários do Programa Bolsa Família foram relacionadas com sua posição de classe e atrelamento ao benefício social. Uma hipótese que parte de uma observação empírica e se torna um estudo de caso, elaborado diante das frases: “só vem pra não perder o Bolsa Família”, e “só vem pra merendar", ditas no cotidiano escolar de forma naturalizada. Na análise realizada, foi possível cartografar lutas de representações que conferem diferentes sentidos a essa premissa, que foi se complexificando em meio a redes codependentes que envolvem escola, rua, famílias, infâncias, juventudes, relações de trabalho e posições de sujeitos na cidade. Para tanto, foram selecionadas documentações - entrevistas presenciais e remotas, cartas, imagens, e questionários de livre associação - que foram lidas, do ponto de vista teórico-metodológico, correlacionando à história cultural do social a história oral, e suas contribuições para análise das culturas escolares, identidades e relações de classe, vertiginosamente problematizadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title "Só vem pra não perder o Bolsa Família”: mascas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019). pt_BR
dc.description.abstract In this research we have as objective to problematize the student representations meant by discursive practices in circularity in the Padre Simão Fileto School, and in the social Service of the city of Cubati-Paraíba between the years 2006-2019, based on the dialogue of teachers, managers, students, and family members. The interest in doing this work came from the concern in problematizing whether in these scenarios, lowered expectations about the school performance of boys and girls who are beneficiaries of the Bolsa Família Programme were related to their class positions and entailment to the social benefit. A hypothesis that comes from an empirical observation and becomes a case study, it was elaborated in face of the phrases: “They only come to not miss the Bolsa Família”, and “They only come to eat something”, said in the school routine in a naturalized way. In the analysis carried out. it was possible to map the struggles of representations that give different meanings to this premise, which became more complex amid of codependent networks that involve school, Street, families, children, youth, work relations, and subject-positions in the city. Therefore, documentations were selected - face-to-face and remote interviews, letters, images, and free association questionnaires - which were read, from the theoretical and methodological point of view, correlating cultural history of the social to oral history, and their contributions to the analysis of school cultures, identities, and class relations, vertiginously problematized. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35498
dc.date.accessioned 2024-04-23T21:25:53Z
dc.date.available 2024-04-23
dc.date.available 2024-04-23T21:25:53Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Discentes pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Estigmatização pt_BR
dc.subject Programa Bolsa Família pt_BR
dc.subject Representações docentes pt_BR
dc.subject História social pt_BR
dc.subject Escola Padre Simão Fileto - Cubati - PB pt_BR
dc.subject Cubati - PB - Serviço Social pt_BR
dc.subject Desempenho escolar - beneficiários - Programa Bolsa Família pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject História cultural do social pt_BR
dc.subject Programas sociais e Educação pt_BR
dc.subject Gestores da Assistência Social - Cubati - PB pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Stigmatization pt_BR
dc.subject Bolsa Família Program pt_BR
dc.subject Teaching representations pt_BR
dc.subject Social history pt_BR
dc.subject Padre Simão Fileto School - Cubati - PB pt_BR
dc.subject Cubati - PB - Social Service pt_BR
dc.subject School performance - beneficiaries - Bolsa Família Program pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Cultural history of social pt_BR
dc.subject Social programs and education pt_BR
dc.subject Social Assistance Managers - Cubati - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TELES, Rafaella de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “They onle come to not miss the Bolsa Família”: marks of depreciation and resistence in school culture (Cubati/2006-2019). pt_BR
dc.identifier.citation TELES, Rafaella de Sousa. "Só vem para não o Bolsa Família": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019). 2022. 179f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35498 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta