dc.creator.ID |
ALMEIDA, R. M. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6843530704194631 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Marcos Antônio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PURDY, Robert Sean. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PURDY, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VIANA, Claudemir Edson. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VIANA, C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
ZICA, Matheus da Cruz e. |
|
dc.contributor.referee3ID |
ZICA, M. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O filme Pocahontas (1995) é uma importante chave interpretativa para compreender
a sociedade estadunidense da década de 1990, bem como, a maneira pela qual os
Estúdios Disney a representavam. Ele traz em sua trama questões pertinentes a
demandas sociais e culturais dos Estados Unidos na década de 1990, como o
envolvimento do homem com a natureza e as formas pelas quais os nativosamericanos
se relacionavam com ela, resgatando um dos mitos fundadores dos
Estados Unidos. Enveredamos pelos caminhos da trajetória do mito Pocahontas, para
conhecer sua historicidade e a forma como esse mito foi entendido ao longo do tempo
até chegar a sua ressignificação pela narrativa Disney da década de 1990. Buscamos
compreender a história que faz o filme e a história que o filme faz. Lidamos com o
filme tanto como fato histórico, quanto como uma forma de se compreender a história
contada em sua narrativa. Procuramos entender a construção do mito Pocahontas e
sua representação no filme, a imagem construída ao longo dos séculos (sempre
relacionada a uma característica diplomática e pacificadora daquela personagem)
transformada numa protagonista mulher, forte e transformadora, mediadora e
ambientalista. O filme é um projeto de brancos mas também de índios dentro de uma
guerra cultural de disputa de narrativas, dois projetos paralelos circulando “no interior”
e “ao redor” da obra, construindo uma narrativa do passado a partir de uma seleção
de outras narrativas que compõem aquele resultado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
O mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
The film Pocahontas (1995) is an important interpretive key to understanding the
American society of the 1990s, and the way Pocahontas was represented by Disney
Studios. The film’s plot brings up important elements, consistent with issues of the
United States in the 1990s, such as the man's relationship with nature and how Native
Americans related to it, rescuing one of the founding myths of the United States. We
followed the trajectory of the Pocahontas myth, to get to know its historicity and the
way in which this myth was understood over time until its resignification by the Disney
narrative in the 1990s. We seek to understand the history that makes the film and the
story that the film tells. We deal with the film both as a historical fact and as a way of
understanding the story told in its narrative. We seek to understand the construction
of the Pocahontas myth and its representation in the film, having an image built over
the centuries (always relating to a diplomatic and pacifying trait of the character),
transformed into a strong, transformative mediating and environmentalist female
protagonist. The film is a project of both white people and Native Americans within a
cultural war of dispute for narratives, two parallel projects within and around the work,
building a narrative of the past from a selection of other narratives that will compose
that result. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-23T21:29:21Z |
|
dc.date.available |
2024-04-23 |
|
dc.date.available |
2024-04-23T21:29:21Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Pocahontas - Mito |
pt_BR |
dc.subject |
Pocahontas - filme |
pt_BR |
dc.subject |
Nativos americanos e colonos |
pt_BR |
dc.subject |
Mitos fundadores - Estados Unidos |
pt_BR |
dc.subject |
Disney - narrativa anos 1990 |
pt_BR |
dc.subject |
Disney Renaissance |
pt_BR |
dc.subject |
Estados Unidos - dilemas identitários |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema Americano |
pt_BR |
dc.subject |
Globalização |
pt_BR |
dc.subject |
Índios algonquinos - Estados Unidos |
pt_BR |
dc.subject |
História dos Estados Unidos |
pt_BR |
dc.subject |
Mito Pocahontas - Estados Unidos |
pt_BR |
dc.subject |
Pocahontas - Myth |
pt_BR |
dc.subject |
Pocahontas - film |
pt_BR |
dc.subject |
Native Americans and settlers |
pt_BR |
dc.subject |
Founding myths - United States |
pt_BR |
dc.subject |
Disney - 1990s narrative |
pt_BR |
dc.subject |
United States - identity dilemmas |
pt_BR |
dc.subject |
American Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Globalization |
pt_BR |
dc.subject |
Algonquian Indians - United States |
pt_BR |
dc.subject |
History of the United States |
pt_BR |
dc.subject |
Pocahontas myth - United States |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Raija Maria Vanderlei de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Pocahontas Myth at Disney Renaissance: from the narratives of a founding myth to the identity dilemmas of the United States in the 1990s. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Raija Maria Vanderlei de. O mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990. 2020. 340f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499 |
pt_BR |