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O mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990.

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dc.creator.ID ALMEIDA, R. M. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6843530704194631 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Marcos Antônio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee1 PURDY, Robert Sean.
dc.contributor.referee1ID PURDY, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 VIANA, Claudemir Edson.
dc.contributor.referee2ID VIANA, C. E. pt_BR
dc.contributor.referee3 ZICA, Matheus da Cruz e.
dc.contributor.referee3ID ZICA, M. C. pt_BR
dc.description.resumo O filme Pocahontas (1995) é uma importante chave interpretativa para compreender a sociedade estadunidense da década de 1990, bem como, a maneira pela qual os Estúdios Disney a representavam. Ele traz em sua trama questões pertinentes a demandas sociais e culturais dos Estados Unidos na década de 1990, como o envolvimento do homem com a natureza e as formas pelas quais os nativosamericanos se relacionavam com ela, resgatando um dos mitos fundadores dos Estados Unidos. Enveredamos pelos caminhos da trajetória do mito Pocahontas, para conhecer sua historicidade e a forma como esse mito foi entendido ao longo do tempo até chegar a sua ressignificação pela narrativa Disney da década de 1990. Buscamos compreender a história que faz o filme e a história que o filme faz. Lidamos com o filme tanto como fato histórico, quanto como uma forma de se compreender a história contada em sua narrativa. Procuramos entender a construção do mito Pocahontas e sua representação no filme, a imagem construída ao longo dos séculos (sempre relacionada a uma característica diplomática e pacificadora daquela personagem) transformada numa protagonista mulher, forte e transformadora, mediadora e ambientalista. O filme é um projeto de brancos mas também de índios dentro de uma guerra cultural de disputa de narrativas, dois projetos paralelos circulando “no interior” e “ao redor” da obra, construindo uma narrativa do passado a partir de uma seleção de outras narrativas que compõem aquele resultado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract The film Pocahontas (1995) is an important interpretive key to understanding the American society of the 1990s, and the way Pocahontas was represented by Disney Studios. The film’s plot brings up important elements, consistent with issues of the United States in the 1990s, such as the man's relationship with nature and how Native Americans related to it, rescuing one of the founding myths of the United States. We followed the trajectory of the Pocahontas myth, to get to know its historicity and the way in which this myth was understood over time until its resignification by the Disney narrative in the 1990s. We seek to understand the history that makes the film and the story that the film tells. We deal with the film both as a historical fact and as a way of understanding the story told in its narrative. We seek to understand the construction of the Pocahontas myth and its representation in the film, having an image built over the centuries (always relating to a diplomatic and pacifying trait of the character), transformed into a strong, transformative mediating and environmentalist female protagonist. The film is a project of both white people and Native Americans within a cultural war of dispute for narratives, two parallel projects within and around the work, building a narrative of the past from a selection of other narratives that will compose that result. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499
dc.date.accessioned 2024-04-23T21:29:21Z
dc.date.available 2024-04-23
dc.date.available 2024-04-23T21:29:21Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Pocahontas - Mito pt_BR
dc.subject Pocahontas - filme pt_BR
dc.subject Nativos americanos e colonos pt_BR
dc.subject Mitos fundadores - Estados Unidos pt_BR
dc.subject Disney - narrativa anos 1990 pt_BR
dc.subject Disney Renaissance pt_BR
dc.subject Estados Unidos - dilemas identitários pt_BR
dc.subject Cinema Americano pt_BR
dc.subject Globalização pt_BR
dc.subject Índios algonquinos - Estados Unidos pt_BR
dc.subject História dos Estados Unidos pt_BR
dc.subject Mito Pocahontas - Estados Unidos pt_BR
dc.subject Pocahontas - Myth pt_BR
dc.subject Pocahontas - film pt_BR
dc.subject Native Americans and settlers pt_BR
dc.subject Founding myths - United States pt_BR
dc.subject Disney - 1990s narrative pt_BR
dc.subject United States - identity dilemmas pt_BR
dc.subject American Cinema pt_BR
dc.subject Globalization pt_BR
dc.subject Algonquian Indians - United States pt_BR
dc.subject History of the United States pt_BR
dc.subject Pocahontas myth - United States pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Raija Maria Vanderlei de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Pocahontas Myth at Disney Renaissance: from the narratives of a founding myth to the identity dilemmas of the United States in the 1990s. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Raija Maria Vanderlei de. O mito Pocahontas na Disney Renaissance: das narrativas de um mito fundador aos dilemas identitários dos Estados Unidos na década de 1990. 2020. 340f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35499 pt_BR


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