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Concepção e análise dinâmica de sistema com controle de mancal adaptativo incorporando molas LMF.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0488725741611424 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Antonio Almeida.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8361717016612632 pt_BR
dc.contributor.referee1 BORGES, Jader Morais.
dc.contributor.referee2 AQUINO, Alberdan Santiago.
dc.description.resumo Dentre as diversas fontes de vibração das máquinas rotativas, existe uma que decorre da ressonância entre a frequência natural da máquina e velocidade de rotação em um dado instante. Dependendo das dimensões do sistema rotativo e forças envolvidas, os efeitos decorrentes dessa ressonância podem ser danosos. A solução clássica para mitigar tal efeito é evitar que a máquina opere em frequências próximas à sua frequência natural ou projetá-la de tal modo que sua frequência de ressonância esteja acima da frequência de operação. Contudo, para situações onde as duas soluções supracitadas não se aplicam, uma alternativa é permitir que ocorra variação nos parâmetros da máquina com o intuito de ajustar sua frequência natural dinamicamente. Portanto, este trabalho propõe o uso de mancais de rigidez variável ao qual se denomina mancais adaptativos. Esses mancais utilizam elementos de máquina que empregam a tecnologia de ligas com memória de forma (LMF), valendo-se da capacidade que essas ligas possuem de mudar a rigidez em função da temperatura. Para tanto, foi projetado, caracterizado e testado um protótipo de mancal adaptativo empregando molas de NiTi. O protótipo sofreu ensaios dinâmicos em uma bancada didática de dinâmica da rotação, instalada no Laboratório de Vibrações e Instrumentação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFCG. Foram obtidos resultados satisfatórios, tanto na variação da rigidez, como no tempo de resposta a partir das melhorias empregadas nos sistemas de aquecimento e resfriamento do dispositivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Mecânica pt_BR
dc.title Concepção e análise dinâmica de sistema com controle de mancal adaptativo incorporando molas LMF. pt_BR
dc.date.issued 2017-12-19
dc.description.abstract Among of many rotating machinery vibration sources, there are one that is due to resonance between natural machine frequency and rotating speed in a specific moment. Depending on rotating system dimensions and envolved forces, the effects due this resonance can make damages. The classical solution to mitigate this effect is avoid that machine operates in frequencies near from natural frequency or design it for your natural frequency been far from it operation frequency. However, for situations where there two solutions can´t be applied, an alternative is enable that the machine parameters changes to adjust the natural frequency of machine dynamically.This study proposes the use of variable stiffness bearing known as adaptative bearing. These bearings uses machine elements that apply SMA technology, which the possibility to change stiffness due temperature changes. So, was designed, characterized and tested a prototype at Laboratory of Vibration and Instrumentation of Mechanical Engineering Post Graduate UFCG Program. It was obtained satisfactory results relates to stiffness variation and response time due improvements on heating and cooling systems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/354
dc.date.accessioned 2018-04-10T18:33:46Z
dc.date.available 2018-04-10
dc.date.available 2018-04-10T18:33:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Máquinas Rotativas pt_BR
dc.subject Sistemas Rotativos pt_BR
dc.subject Vibrações Mecânicas pt_BR
dc.subject Mancais Adaptativos pt_BR
dc.subject Mechanical Vibrations pt_BR
dc.subject Rotating System pt_BR
dc.subject Adaptative Bearings pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Andersson Guimarães.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analisys and design of a system with control of adaptative bearing using SMA springs. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, A. G. Concepção e análise dinâmica de sistema com controle de mancal adaptativo incorporando molas LMF. 2017. 122f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/354 pt_BR


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