DSpace/Manakin Repository

Ambientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O artigo tem por objetivo analisar os ambientes de aprendizagem identificados em uma atividade de Modelagem Matemática sobre o Programa Bolsa Família, desenvolvida em uma escola do campo da Bahia. A pesquisa ancora-se nos estudos de Educação do Campo, Educação Matemática Crítica e Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica. Os dados foram produzidos por meio da análise documental da atividade proposta para uma turma do Ensino Médio. Utilizou-se como categorias analíticas os ambientes de aprendizagem estabelecidos na relação entre a lista de exercícios, cenários para investigação e as referências à matemática pura, semirrealidade e à vida real. Os resultados mostram que a atividade de Modelagem Matemática pode ser proposta no ambiente de aprendizagem do tipo cenários para investigação no contexto da Educação do Campo, a partir de temas que discutem o modo de vida e trabalho dos camponeses, os programas sociais e a luta por políticas públicas afirmativas no campo brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ambientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract The article aims to analyze the learning environments identified in a mathematical modeling activity on the Bolsa Família Program, developed in a school in the countryside of Bahia. The research is anchored in studies of field education, critical mathematics education, and mathematical modeling from a sociocritical perspective. Data were produced through document analysis of the activity proposed for a high school class. Learning environments established in the relationship between the list of exercises, landscapes of investigation, and references to pure mathematics, semi-reality, and real life were used as analytical categories. The results show that the mathematical modeling activity can be proposed in the learning environment as landscapes of investigation in the context of field education, based on themes that discuss rural workers’ way of life and work, social programs, and the struggle for affirmative public policies in the Brazilian rural areas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35508
dc.date.accessioned 2024-04-25T18:06:26Z
dc.date.available 2024-04-25
dc.date.available 2024-04-25T18:06:26Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação matemática Crítica pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Programa Bolsa Família pt_BR
dc.subject Ambientes de aprendizagem pt_BR
dc.subject Critical mathematics education pt_BR
dc.subject Mathematical modeling pt_BR
dc.subject Countryside Education pt_BR
dc.subject Bolsa Família Program pt_BR
dc.subject Learning Environments pt_BR
dc.subject Educación matemática crítica pt_BR
dc.subject Modelo matematico pt_BR
dc.subject Educación en el campo pt_BR
dc.subject Programa Bolsa Familia pt_BR
dc.subject Ambientes de aprendizaje pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Jonathan dos Santos.
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator GRILO, Jaqueline de Souza Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning environments in a mathematical modeling activity from the perspective of Field Education. pt_BR
dc.title.alternative Los ambientes de aprendizaje en una actividad de modelación matemática desde la perspectiva de la Educación del Campo. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Jonathan dos Santos; LIMA, Aldinete Silvino de; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Ambientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação do Campo. VIDYA, v. 43, n. 2, p. 225-243, jul./dez., 2023 - Santa Maria, 2023. ISSN 2176-4603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35508 pt_BR
dc.description.resumen El artículo tiene como objetivo analizar los ambientes de aprendizaje identificados en una actividad de Modelación Matemática del Programa Bolsa Família, desarrollada en una escuela del interior del estado de Bahia, en Brasil. La investigación se basa en estudios de Educación del Campo, Educación Matemática Crítica y Modelación Matemática desde una perspectiva sociocrítica. Los datos se produjeron a través del análisis de documentos de una actividad propuesta para una clase de secundaria. Se utilizaron como categorías analíticas los ambientes de aprendizaje establecidos en la relación entre la lista de ejercicios, los escenarios de investigación y las referencias a las matemáticas puras, a la semirrealidad y a la vida real. Los resultados muestran que se puede proponer la actividad de Modelación Matemática en el ambiente de aprendizaje del tipo escenarios de investigación en un contexto de la Educación del Campo, a partir de temas que discutan el modo de vida y trabajo de los campesinos, los programas sociales y la lucha por políticas públicas afirmativas en el campo brasileño. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta