dc.description.resumo |
O artigo tem por objetivo analisar os ambientes de aprendizagem identificados em uma atividade de Modelagem
Matemática sobre o Programa Bolsa Família, desenvolvida em uma escola do campo da Bahia. A pesquisa ancora-se
nos estudos de Educação do Campo, Educação Matemática Crítica e Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica. Os dados foram produzidos por meio da análise documental da atividade proposta para uma turma do Ensino
Médio. Utilizou-se como categorias analíticas os ambientes de aprendizagem estabelecidos na relação entre a lista de
exercícios, cenários para investigação e as referências à matemática pura, semirrealidade e à vida real. Os resultados
mostram que a atividade de Modelagem Matemática pode ser proposta no ambiente de aprendizagem do tipo cenários
para investigação no contexto da Educação do Campo, a partir de temas que discutem o modo de vida e trabalho dos
camponeses, os programas sociais e a luta por políticas públicas afirmativas no campo brasileiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Ambientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
The article aims to analyze the learning environments identified in a mathematical modeling activity on the Bolsa
Família Program, developed in a school in the countryside of Bahia. The research is anchored in studies of field
education, critical mathematics education, and mathematical modeling from a sociocritical perspective. Data were
produced through document analysis of the activity proposed for a high school class. Learning environments
established in the relationship between the list of exercises, landscapes of investigation, and references to pure
mathematics, semi-reality, and real life were used as analytical categories. The results show that the mathematical
modeling activity can be proposed in the learning environment as landscapes of investigation in the context of field
education, based on themes that discuss rural workers’ way of life and work, social programs, and the struggle for
affirmative public policies in the Brazilian rural areas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35508 |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-25T18:06:26Z |
|
dc.date.available |
2024-04-25 |
|
dc.date.available |
2024-04-25T18:06:26Z |
|
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Bolsa Família |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Critical mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical modeling |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside Education |
pt_BR |
dc.subject |
Bolsa Família Program |
pt_BR |
dc.subject |
Learning Environments |
pt_BR |
dc.subject |
Educación matemática crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo matematico |
pt_BR |
dc.subject |
Educación en el campo |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Bolsa Familia |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes de aprendizaje |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Jonathan dos Santos. |
|
dc.creator |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.creator |
GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning environments in a mathematical modeling activity from the perspective of Field Education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Los ambientes de aprendizaje en una actividad de modelación matemática desde la perspectiva de la Educación del Campo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Jonathan dos Santos; LIMA, Aldinete Silvino de; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Ambientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da Educação do Campo. VIDYA, v. 43, n. 2, p. 225-243, jul./dez., 2023 - Santa Maria, 2023. ISSN 2176-4603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35508 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El artículo tiene como objetivo analizar los ambientes de aprendizaje identificados en una actividad de Modelación
Matemática del Programa Bolsa Família, desarrollada en una escuela del interior del estado de Bahia, en Brasil. La
investigación se basa en estudios de Educación del Campo, Educación Matemática Crítica y Modelación Matemática
desde una perspectiva sociocrítica. Los datos se produjeron a través del análisis de documentos de una actividad
propuesta para una clase de secundaria. Se utilizaron como categorías analíticas los ambientes de aprendizaje establecidos en la relación entre la lista de ejercicios, los escenarios de investigación y las referencias a las matemáticas
puras, a la semirrealidad y a la vida real. Los resultados muestran que se puede proponer la actividad de Modelación
Matemática en el ambiente de aprendizaje del tipo escenarios de investigación en un contexto de la Educación del
Campo, a partir de temas que discutan el modo de vida y trabajo de los campesinos, los programas sociales y la lucha
por políticas públicas afirmativas en el campo brasileño. |
pt_BR |